Reabertura da Caverna do Diabo


24/06/2008 18:22

Compartilhar:

Samuel Moreira, Beth da Guia e representantes da Fundação Florestal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/SAMUEL MOREIRA ELDORADO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Após intensa luta, que durou quatro meses e envolveu as principais lideranças políticas, comunitárias e empresariais de Eldorado, a Caverna do Diabo voltou a funcionar no sábado, 21/6. No mesmo dia, o deputado Samuel Moreira (PSDB), que desde o início esteve ao lado da comunidade na defesa da reabertura do ponto turístico, voltou à cidade para anunciar a reabertura, em reunião no centro comunitário, com participação da prefeita Beth da Guia e representantes da Fundação Florestal, dos moradores, monitores ambientais e empresários.

"Foram grandes perdas e muitos prejuízos para Eldorado. De qualquer forma, aprendemos algumas lições para que isso nunca mais ocorra", afirmou Samuel Moreira. No período de fechamento da caverna, o deputado participou de oito reuniões, em Eldorado, Santos, São Paulo e Apiaí como interlocutor da comunidade. "Em torno de 30 dias, o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, quer contratar todos os planos de manejo", revelou Samuel, líder do PSDB na Assembléia. "Nossa preocupação, agora, é agir para que a recuperação da economia local possa vir de maneira segura o mais rápido possível", disse.

Como Samuel havia previsto, no dia 20/6, a Justiça determinou a reabertura, com base no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apresentado, no dia anterior, pela Fundação Florestal. O TAC foi resultado de acordo acertado entre Ministério Público Federal, Ibama, Secretaria de Meio Ambiente e Fundação Florestal. A reunião, realizada em 16/6, na sede da procuradoria Regional da República da 3ª Região, em São Paulo, contou com a participação de Samuel Moreira.

O TAC, entre outras medidas, restringe o número de visitantes, o horário de visitação e a iluminação das cavernas.



samuelmoreira@al.sp.gov.br

alesp