Estado avalia proposta de ponte para travessia Santos-Guarujá


30/03/2009 11:17

Compartilhar:

Presidente do Dersa e Paulo Alexandre discutem alternativas para interligação<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2009/PAULOALEX30MARCO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A construção de uma ponte estaiada interligando Santos e Guarujá está em análise pelo governo do Estado. A proposta foi admitida no dia 24/3 pelo presidente do Dersa Délson José Amador, na audiência com o presidente da frente parlamentar que discute a interligação entre os municípios, deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).

De acordo com o estudo de viabilidade técnica e econômica realizado pela Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD) " empresa contratada pelo Estado ", a ponte ligaria a avenida Mário Covas, em Santos, às proximidades da rodovia Cônego Domenico Rangoni, próximo ao Paço Municipal Raphael Vitielo, em Guarujá. Nesse mesmo traçado, avalia-se a proposta de um túnel submarino.

Apesar de incluir a ponte como uma das alternativas para a interligação, Amador também admite a possibilidade de se construir um túnel submarino no atual local da travessia de balsas entre os bairros Ponta da Praia (em Santos) e o Santa Rosa (em Guarujá). Diariamente, passam, em média, 23 mil veículos pelo sistema de balsas das duas cidades.

Até a próxima semana, o levantamento da CPD será entregue ao governador José Serra, que, antes de divulgar o trabalho, conversará pessoalmente com os prefeitos de Santos e Guarujá e o presidente da frente parlamentar.

Paulo Alexandre já confirmou a realização de duas audiências públicas em Santos e Guarujá para debater o projeto que será executado pelo governo do Estado. A primeira deverá ocorrer em abril. A previsão é de que o processo de licitação da obra seja iniciado ainda este ano.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp