Deputados sugerem mudanças de regras sobre estádios


17/11/2011 10:55

Compartilhar:

Comissão discutiu revisão do número de lugares nos estádios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2011/ALDODEMARCHIFPF.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A sugestão de que o presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), Marco Polo Del Nero, elabore uma proposta de mudanças no artigo 33 do Regulamento Geral das Competições da entidade, que fixa em pelo menos 15 mil os assentos ofertados pelos times inscritos nas séries A1 e A2, 10 mil na série A3 e 5 mil na Segunda Divisão, foi apresentada nesta quarta-feira, 16/11, durante a reunião da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa.

"Estabelecida há mais de quarenta anos, essa exigência não faz mais sentido, pois a média de público dos clubes do Interior gira em torno de 1.000 a 1.500 espectadores", disse o deputado Aldo Demarchi (DEM), coordenador da frente parlamentar criada há cerca de seis meses para discutir o assunto.

Em setembro, ele solicitou ao presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais, deputado Celso Giglio (PSDB), que apoiasse a iniciativa. "A maioria das equipes não dispõe de recursos financeiros para ampliar o número de lugares em suas praças esportivas, o que acaba fazendo com que a despesa recaia sobre as prefeituras", justificou Demarchi. Esse argumento foi reforçado pelo presidente da Associação Paulista de Municípios (APM), Marcos Monti, um dos convidados para o debate na Assembleia Legislativa. "Não faz sentido, por exemplo, que uma cidade como Santa Cruz do Rio Pardo, com cerca de 45 mil habitantes, seja obrigada a ter um estádio para 15 mil pessoas", observou Monti.



ademarchi@al.sp.gov.br

alesp