Parlamento Jovem

Dominiky Rufino: parcerias são a solução para o desemprego
08/09/2003 20:38

Compartilhar:

Dominiky Rufino<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/Dominike.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

Cursando, atualmente, o 1º ano do Ensino Médio na Escola Comendador Américo Emílio Romi, em Santa Bárbara d'Oeste, Dominiky Rufino dos Santos, 15 anos, participou, em 2001, da 3ª edição do Parlamento Jovem (PJ) pelo Partido do Emprego, apresentando projeto de lei no qual propunha a criação do Posto de Assistência ao Trabalhador Regional (PATR).

Em entrevista ao Diário da Assembléia, a deputada jovem adiantou que pretende participar da 5ª edição do PJ, que acontece em novembro próximo, pelo Partido da Natureza. "O projeto de lei que estou elaborando vai destinar áreas nos municípios para construção de bosques abertos à visitação e ao lazer da população, através de convênios celebrados entre os municípios e o Governo do Estado de São Paulo", declarou.

Dominiky disse à redação que tomou conhecimento do PJ através de correspondência que mantém com Assembléia. Pretendendo cursar Direito futuramente, a deputada jovem diz que quer se engajar ainda mais na vida escolar, especialmente participando do grêmio estudantil, dos projetos sociais e gincanas que o colégio promove.

Em seu convívio familiar, Dominiky procura discutir com os pais assuntos variados, inclusive temas da política. "Os assuntos envolvendo política, como cidadania, participação nas decisões da escola, direitos da população, eu converso com meu pai. Ultimamente, temos falado muito do Parlamento Jovem", enfatiza.

"A política é uma das formas de atender as necessidades e os interesses da população brasileira", declara, acrescentando que "somos representados por pessoas que têm o dever de lutar pelos direitos de todos nós, cidadãos brasileiros".

Leitora assídua de jornais e revistas - Seleções, Superinteressante, Nova Escola -, diz que neste ano teve a oportunidade de ler vários livros, destacando O Alienista, de Machado de Assis, o que mais gostou.

Sobre o momento político atual, a deputada jovem declara que "estamos passando por uma fase de mudanças, de transição de duas maneiras diferentes de governo". E complementa: "Em apenas oito meses, não há ainda parâmetro para uma análise mais profunda. A população deve ter paciência e aguardar os resultados com otimismo e confiança nos governantes".

Para solucionar o maior problema social do Brasil, o desemprego, aponta como solução as parcerias entre os governos municipais, estaduais e federal, somada à participação efetiva das empresas na criação de novos e muitos postos de trabalho. "O momento é de ceder. O poder público diminui os encargos sociais e o capital privado diminui a margem de lucro", aconselha.

Para a jovem estudante, a sua experiência como deputada jovem a levou a exercer com plenitude a cidadania, "sobretudo demonstrando aos nossos dirigentes políticos que a juventude brasileira está disposta a colaborar com o Legislativo na busca de soluções e alternativas para os problemas brasileiros", argumentou.

Participe!

A 5ª edição do Parlamento Jovem Paulista, que neste ano vai receber alunos do Ensino Médio, acontece na Assembléia Legislativa no dia 14 de novembro de 2003. As inscrições estão abertas até 29 de setembro próximo. Mais informações no site da Assembléia, www.al.sp.gov.br, no ícone Parlamento Jovem.

alesp