Comunidade lusa comemora o Dia de Portugal e de Camões na Assembléia


13/06/2008 22:17

Compartilhar:

Assembléia comemora o Dia de Portugal e de Camões<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/portuga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Capez (centro) falou da importância de Camões na literatura mundial, comparando-o a escritores como Dante, Cervantes e Shakespeare<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2008/portugal.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os laços que unem portugueses e brasileiros foram reforçados em palavras e ações nesta sexta-feira, 13/6, por iniciativa do deputado Fernando Capez (PSDB), que abriu a sessão chamando para a Mesa de Trabalhos o presidente do Conselho da Comunidade Luso-brasileira, Antônio de Almeida e Silva, do deputado federal Arnaldo Madeira, do presidente da Casa de Portugal, Júlio Rodrigues Machado, e do pianista e professor titular da USP, José Eduardo Martins.

Capez falou da importância de Camões na literatura mundial, comparando-o a escritores como Dante, Cervantes e Shakespeare, e também do Camões cronista da epopéia do povo português, a partir do Infante D. Henrique, iluminando gerações e gerações de portugueses que descendem dos homens rudes e corajosos que se lançaram ao mar buscando outras terras.

Em seguida, o presidente do conselho da comunidade luso-brasileira, Antônio de Almeida e Silva, falou da satisfação de receber essa homenagem na Assembléia, casa que sempre acolhe bem os portugueses, e agradeceu a todos os deputados e, em especial, a Capez, pelo carinho que têm demonstrado. Almeida e Silva falou ainda da importante figura de Camões a unir, com seus versos, todas as comunidades luso-brasileiras espalhadas pelo mundo. "A importância de Camões é tão grande que o 10 de junho, dia da morte de Camões, foi adotada como Dia de Portugal", declarou Almeida e Silva.

O evento ainda teve a apresentação do pianista José Eduardo Martins, do grupo folclórico da Casa de Portugal, dos grupos folclóricos Aldeias de Portugal, Casa dos Açores, Pedro Homem de Mello, Veteranos de São Paulo e Lusíadas.

Após a solenidade, o deputado convidou os presentes para um coquetel realizado no Hall Monumental.

alesp