Porto poderá ser instalado em Rubineia


06/07/2011 10:07

Compartilhar:

Clodoaldo Pelissioni (do DER), Analice Fernandes e Saulo de Castro  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/ANALICEPORTO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado, através da Secretaria de Transportes, está formatando um plano para aumentar a capacidade das hidrovias do Estado, principalmente a dos rios Tietê e Piracicaba, que cortam o Estado.

O projeto, que será em breve lançado pelo governador Geraldo Alckmin, prevê alargamento dos pilares, dragagens e construção de eclusas para a eliminação dos gargalos que impedem ou dificultam a navegação de grandes embarcações. Para em um segundo momento, previsto para 2013, deve ser iniciado o processo de construção de portos de pequeno porte, para o transporte de cargas.

O governo prevê a construção de pelo menos um porto no extremo noroeste do Estado. "O porto pode ficar em Rubineia, Ilha Solteira ou Pereira Barreto, em um estudo preliminar da secretaria. Fomos levar nossa solicitação para que Rubineia seja o município escolhido. Acreditamos que terá condições necessárias para atender o projeto", acredita Analice.

Segundo o diretor do Departamento Hidroviário, o engenheiro Tércio Carvalho, a secretaria fará um estudo de atração de cargas para determinar o local mais adequado para a instalação do porto. (pm)



afernandes@al.sp.gov.br

alesp