Deputado requer voto de congratulações ao cardeal dom Cláudio Hummes


13/11/2006 16:19

Compartilhar:

Dom Cláudio Hummes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/stangarlinidom_claudio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado José Carlos Stangarlini requereu à Presidência da Assembléia nesta segunda-feira, 13/11, voto de congratulações ao cardeal arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, em virtude da sua nomeação para prefeito da Congregação para o Clero, pelo papa Bento XVI.

Trata-se de uma das mais importantes funções no Vaticano, pois, entre outras atribuições, cuida da formação intelectual permanente do clero, formação religiosa dos fiéis e administração de bens eclesiásticos.

Dom Cláudio nasceu na cidade de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul, em 8/8/1934. Filho de Pedro Adão Hummes e Maria Frank Hummes, ordenou-se padre em Divinópolis (MG), pela Ordem Franciscana dos Frades Menores, em 3/8/1958.

Foi sagrado bispo em Porto Alegre, em 25/5/1975, assumindo a função de bispo coadjutor de Santo André (SP). Tornou-se bispo titular dessa mesma diocese, onde permaneceu até ser nomeado arcebispo de Fortaleza (CE), em 21/7/1996.

Em 23/5/1998, tomou posse como arcebispo metropolitano de São Paulo, sendo criado cardeal presbítero do Título de Santo Antônio de Pádua na Vila Merulana, em 21/2/2001, pelo papa João Paulo II. Na ocasião, recebeu homenagem da Assembléia Legislativa, por iniciativa do deputado José Carlos Stangarlini, um dos seus colaboradores na execução dos trabalhos de conclusão e restauro da Catedral da Sé.

Dom Cláudio se despedirá oficialmente dos fiéis paulistanos em 26/11, em missa celebrada na Catedral da Sé, e deixará um importante legado à Arquidiocese de São Paulo, sedimentado durante oito anos de dedicado trabalho e intensa evangelização.

jcstangarlini@al.sp.gov.br

alesp