Flavia Sáfadi modela formas orgânicas abstratas próximas da figura humana

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
09/05/2006 16:09

Compartilhar:

Flavia Sáfadi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Flavia 2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Obra "Golfe", doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo Clique para ver a imagem ">

A partir da figura humana e graças a uma certa abstração das formas, identifica-se nas esculturas de Flavia Sáfadi um tipo de composição orgânica. A metamorfose da referência humana identificável revela o conjunto de formas orgânicas abstratas envolvidas num ritmo turbulento. Entretanto, dominando o movimento, sua obra aproxima-se de um curioso barroquismo, propositalmente caótico.

Suas formas são o resultado de uma luta entre o mundo da pedra, com suas estruturas e possibilidades, e a força que emana do mundo interior da artista. A tensão em sua obra provém, em grande parte, da oposição entre o volume e a forma pura, oposição esta que força o material até o limite de ruptura e de equilíbrio.

Através de interstícios ou aberturas introduzidas em suas formas, Flavia Sáfadi consegue também uma tensão extrema em suas partes. Linhas e superfícies aveludadas, exatas e perfeitas, não somente definem volumes e valores espaciais, mas parecem lançar as formas de suas obras com um canto no espaço.

Não há dúvida de que, graças à tecnologia moderna e aos novos materiais que podem substituir a pedra e o bronze, a escultora produz, através do processo de modelagem, formas que estão essencialmente em contraposição à natureza dos próprios materiais.

Em virtude de sua atitude frente à matéria, a obra Golfe, doada ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, é o resultado de uma previsão cuidadosa e da relação estabelecida com a artista, onde se destaca uma mensagem platônica na fria precisão da escultura.

A artista

Flavia Sáfadi, pseudônimo artístico de Flávia Maria Palazzi Sáfadi, nasceu em São Paulo em 1964. Durante nove anos dedicou-se ao estudo da pintura com o artista e professor Moro (1991/200). Paralelamente seguiu curso de escultura com o professor Dante Di Giacomo e, desde o ano 2000, com a professora e artista plástica Helena Coluccini.

Participou de inúmeras exposições individuais e coletivas, entre elas: Concurso do Troféu ACESC, São Paulo, SP (2004); Espaço Cultural Incor, São Paulo, SP (2003); XIX Salão de Artes Plásticas de Arceburgo, MG (2004); Espaço Cultural do Clube Atlético Monte Líbano, São Paulo, SP; X Concurso de Arte Livre Saint Germain, São Paulo, SP; Espaço Cultural Mali Villas Boas, São Paulo, SP (2004); VI Salão de Artes Plásticas, São Paulo, SP (2002/2003/2004).

Possui obras em diversas coleções particulares no Brasil e no exterior, bem como no acervo oficial do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp