Lançado na Assembléia livro sobre gestão de recursos hídricos e mineração


23/05/2007 18:44

Compartilhar:

Vargas Penna e Caramez no lançamento do livro, em 16/5<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Caramez livro mineracao Paulo Camilo e Caramez.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado João Caramez (PSDB) foi o anfitrião do lançamento do livro "A Gestão dos Recursos Hídricos e a Mineração", na Assembléia Legislativa, no último dia 16/5. O livro é produzido em parceria com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibran) e a Agência Nacional de Águas (ANA).

Participaram da solenidade o presidente da ANA, José Machado, o presidente do Ibran, Paulo Camillo Vargas Penna, o coordenador do Comitê da Cadeia Produtiva da Mineração da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Tasso de Toledo Pinheiro, além de representantes de diversas empresas de mineração, entre outros.

A obra aborda, entre outros assuntos, como a atividade da mineração tem implementado ações que visam diminuir os impactos que a atividade provoca, especialmente no que se refere à poluição das águas.

Segundo Caramez - que coordena a Frente Parlamentar de Apoio à Mineração da Alesp -, a obra é muito importante porque ajuda a desmistificar a irreversibilidade do impacto ambiental, mostrando como algumas empresas tratam seus rejeitos e reutilizam a água.

"Conforme bem exposto no livro, a mineração é, provavelmente, dentre as principais usuárias de água no Brasil, a atividade que apresenta maiores peculiaridades. Por isso, seu desenvolvimento deve ser de forma sustentável, com implantação de tecnologias e ações que possibilitam a redução dos impactos causados no meio ambiente", afirmou o deputado.

O livro tem como organizadores Antônio Félix Domingues, Patrícia Helena Gambogi Boson e Suzana Alípaz e reúne trabalhos de mais de 40 profissionais das áreas de mineração e recursos hídricos. Soluções viabilizadas pelas empresas para reduzir o impacto da mineração sobre os recursos hídricos e a desmistificação de premissas equivocadas a respeito dos impactos da mineração sobre a água são apresentadas no trabalho.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp