Proposta a criação de Subsecretaria de Segurança Pública em Ribeirão Preto


05/10/2007 18:43

Compartilhar:

Deputada Dárcy Vera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DARCY VERA SEGURANCA PUB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Agilizar os procedimentos e integrar os trabalhos de prevenção e repressão desenvolvidos pelas Polícias Civil e Militar, além de gerenciar as necessidades dos departamentos regionais de Polícia e suas respectivas seccionais são os principais argumentos da deputada Dárcy Vera (DEM) ao propor ao governo estadual a criação em Ribeirão Preto da Subsecretaria dos Negócios da Segurança Pública. No projeto de lei apresentado na Assembléia Legislativa, a parlamentar ressalta que, a exemplo de outros centros do país, a região administrativa de Ribeirão Preto enfrenta sérios problemas na área de segurança pública.

Segundo declaração recente à imprensa do promotor do Grupo de Atuação Especial Regional para Prevenção e Repressão ao Crime Organizado (Gaerco) de Ribeirão Preto, Tiago Essado, o crime organizado transformou a região de Ribeirão Preto em seu centro de logística e apoio. A constatação do promotor foi feita após a apreensão, na semana passada, pela Polícia Militar, na cidade de Dumont, de equipamentos para a fabricação de armas de fogo e a revelação de um "consórcio do narcotráfico" para "importação" de drogas para a região. Foram apreendidos mais de 1.000 estojos de vários calibres, 1.000 projéteis, 2.900 espoletas e cabos manufaturados em alumínio para fuzis de guerra. Esta foi a terceira apreensão de armamentos pesados, munições, drogas e contrabando relizada nos últimos quinze dias na região de Ribeirão Preto.

Segundo Dárcy Vera, a região de Ribeirão Preto precisa estar aparelhada para combater a violência, que tem aumentado vertiginosamente. Um exemplo que a deputada cita é o aumento de adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas. "Todo dia a imprensa noticia pelos menos seis casos de jovens envolvidos com a criminalidade. Por isso, a criação da Subsecretaria da Segurança Pública, a implantação de ações preventivas e a contratação de mais policiais são fundamentais", afirma.

darcyvera@al.sp.gov.br

alesp