Museu de Arte - "Sorrindo para o futuro" através das aquarelas de Lidia Madeira


10/12/2008 16:17

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/Lidia Madeira TEST.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Mostra Sorrindo para o futuro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2008/Lidia Madeira  EXPO (5) ZE.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A mostra "Sorrindo para o futuro" apresentando 18 aquarelas recentes de Lídia Madeira, encerra com chave de ouro a série de exposições organizadas em 2008 pela Superintendência de Patrimônio Cultural, no Espaço Candido Portinari, no mezanino do Hall Monumental. A exposição permanecerá aberta até 19 de dezembro, das 8 às 20 h, exceto aos sábados e domingos.

Por ocasião da abertura da mostra, que contou com a presença de parlamentares, artistas e uma delegação da cidade de Campinas, o crítico Emanuel von Lauenstein Massarani salientou que "as aquarelas de Lídia Madeira são interiores, sentidas, genuínas e possuem o sentido da cor, que é um dote implícito a suas elaborações. As formas, como a luz e a cor, obedecem a um gesto intuitivo, que obtém uma relação de clareza e de movimento. A decantação estética deseja conservar as coisas e as naturezas mortas, uma visão de primeiro ímpeto, uma modulação sem retórica, uma relação de cores".

E concluindo: "Suas obras estão carregadas de sugestões históricas, com planos precisos para melhor imprimir a alegria e a impetuosidade do ritmo. O estilo de Lídia Madeira resolve com vibração bem marcante a impostação visual do quadro. E o resultado é uma riqueza formal viva e impregnada de recordações e de alusões óticas".

alesp