Hospital do Guarujá atenderá oncologia pediátrica


19/03/2008 19:51

Compartilhar:

Haifa Madi participa de coletiva à imprensa, no auditório do HSA<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/04-2008/B .HAIFA CIRURGIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No último dia 12 de março, o Hospital Santo Amaro, no município de Guarujá, teve o Serviço de Tratamento e Cirurgia Oncológica pediátrica liberado para usuários SUS, graças à assinatura de um convênio com o Ministério da Saúde. A informação foi passada pela deputada estadual Haifa Madi (PDT) em coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 19/3, no auditório do HSA. A parlamentar esteve pessoalmente em Brasília para fazer essa solicitação ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, em 5/3, e a resposta positiva foi publicada no Diário Oficial da União em 12/3.

A expectativa do médico responsável pela oncologia do HSA, Fernando Justo, é que sejam realizadas em torno de 600 cirurgias por ano. "Mas poderemos ampliar o atendimento, uma vez que reestruturemos a equipe e o espaço físico do hospital", afirmou. "Quero agradecer a todos do município do Guarujá pelo apoio que deram para que conseguíssemos oferecer esses serviços à população. Principalmente à deputada Haifa, que será a madrinha da futura Ala de Oncologia Infantil do HSA e ao prefeito Farid Madi. Agora poderemos dar uma diretriz aos pacientes de oncologia", destacou Justo.

O diretor do HSA, Urbano Bahamond Manso, acredita que, com esses serviços, o hospital passará a ser visto como regional e, cada vez mais, ampliará os serviços de alta complexidade que garantem uma melhor remuneração à instituição (quase 70% a mais). Somente com o serviço de quimioterapia prestado pelo SUS, que deverá atingir entre 50 a 60 pacientes a mais, garantirá um custeio mensal em torno de R$130 mil.

Participaram da coletiva a deputada Haifa Madi, o diretor do HSA, Urbano Bahamond Manso, o médico responsável pela Oncologia, Fernando Justo, o vereador e médico Valter Suman, e o gerente de urgência e emergência da Secretaria Municipal de Saúde, o médico José Luiz Mendes Colmenero.

hmadi@al.sp.gov.br

alesp