Donisete Braga visita unidades de Saúde de Mauá


23/03/2010 18:48

Compartilhar:

Donisete Braga (2º à dir.) e funcionários da Unidade de Saúde de Mauá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2010/DONISETEMAUA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Donisete Braga (PT) iniciou a semana visitando as unidades básicas de Saúde, de Mauá. Ao lado do secretário de Saúde e vice-prefeito Paulo Eugênio, o parlamentar conversou com diretores, médicos e funcionários das unidades de saúde, que ganharam mais agilidade e melhoraram o atendimento nesta nova administração. "A saúde foi uma área muito prejudicada no governo passado. Agora o prefeito Oswaldo Dias está investindo e o atendimento já melhorou", disse Donisete Braga. Ele anunciou que articula na Assembleia emenda de R$ 1 milhão para a construção de nova UBS na cidade.

O deputado também comentou sobre a unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) que poderá ser instalada ainda neste semestre, na região central da cidade. Esta unidade foi conquistada por meio de mobilização da população, tendo à frente o parlamentar. O AME terá capacidade para atender 500 pessoas por dia. "É uma grande vitória. Isso vai ajudar a desafogar o Hospital Nardini e, num futuro breve teremos, em Mauá, quatro unidades de Pronto Atendimento 24 horas, que serão construídas com recursos federais. A saúde é nossa prioridade", explicou o deputado.

A prefeitura está reformando um prédio no centro da cidade para que o Estado implante o AME. O prédio deverá estar à disposição da secretaria estadual da Saúde, no final deste mês, informou a prefeitura. Para o deputado, essas melhorias são importantes mas não apagam a chama que se acendeu na região pela construção de um hospital estadual, para atender moradores de Mauá, Rio Grande e Ribeirão. "Fizemos um abaixo-assinado com mais de 130 mil assinaturas e conseguimos incluir esta demanda na pauta de prioridades do consórcio", lembrou Donisete Braga, acrescentando que o AME é fruto desta luta.

Segundo informações do governo estadual, em resposta ao Requerimento de Informação 206/2009, do deputado Donisete Braga, o AME de Mauá terá capacidade para realizar 11.247 consultas por mês e 28.117 exames (incluindo exames laboratoriais). Estão previstas cirurgias de pequeno porte, com três leitos de repouso (procedimentos dermatológicos e biópsias). Pacientes que necessitarem de cirurgias sairão com encaminhamentos para os hospitais.

Serão oferecidas consultas nas especialidades de acupuntura, alergologia, dermatologia, endocrinologia, endocrinologia infantil, gastroenterologia, nefrologia, neurologia, neurologia infantil, oftalmologia, ortopedia, reumatologia e urologia; e exames em eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassonografia, endoscopia digestiva alta, endoscopia, colonoscopia, eletroencefalografia, eletroneuromiografia, holter, mapa, radiologia simples, teste ergométrico e urodinâmica. O horário de atendimento será de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas.



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp