Destinada verba para entidade de coleta seletiva


08/09/2011 17:41

Compartilhar:

Donisete Braga (esq.) e catadores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/DONIZETEBRAGACOLETASELETIVA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Donisete Braga (PT) visitou na sexta-feira, 2/9, em São José do Rio Preto, as instalações da Associação Rio-pretense de Educação e Saúde (Ares), entidade que, entre outros trabalhos, vem promovendo a inclusão de catadores junto a Cooperlagos (Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis), responsável pelo Programa Municipal de Coleta Seletiva de Rio Preto.

A presidente da Ares, ex- vereadora Eni Fernandes, mostrou as instalações e deu detalhes sobre o trabalho da entidade, criada em 1981. O prédio será reformado com a emenda de R$ 50 mil aprovada no ano passado pelo parlamentar. "Vamos reformar o espaço que usamos para o treinamento dos catadores. Com a capacitação, eles são incluídos na cooperativa e, com isso, têm o faturamento dobrado", disse Eni. Segundo ela, atualmente são 70 cooperados e a previsão é dobrar este número nos próximos 12 meses.

A coleta seletiva em Rio Preto, cidade com mais de 430 mil habitantes, é realizada em 17 pontos, numa abrangência de 30% da cidade. "Vamos trabalhar para que a coleta atinja 100% da nossa cidade e que inúmeros outros catadores, que hoje atuam individualmente, sejam incluídos", enfatizou a presidente. A reforma da entidade está prevista para começar ainda em setembro. (jr)



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp