Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável comemora oito anos


21/10/2009 21:17

Compartilhar:

Elcio Prado e Claudio José dos Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ENVELHECIMENTOelciopradoeclaudiojdossantos11ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ENVELHECIMENTdepprandieclaudioj.dossantos44ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lucia Prandi ao centro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/ENVELHECIMENTOprandi89ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável comemora oito anos

Diego Bento

Nesta quarta-feira, 21/10, foi comemorado o oitavo aniversário da Frente Parlamentar Pró-Envelhecimento Saudável, coordenada pela deputada Maria Lucia Prandi (PT). Compareceram ao auditório Franco Montoro 82 pessoas, um público interessado e que ainda acredita nas mudanças em favor do idoso. Também estiveram presentes moradores do grupo da 3ª idade de Bom Jesus, bairro de Cangaíba.

O propósito dessas audiências públicas é, segundo a parlamentar, aprofundar a discussão sobre a importância do idoso na comunidade, garantir a essa parcela da sociedade o exercício pleno da cidadania e lutar pela implantação de políticas públicas que beneficiem a terceira idade.

Prandi iniciou a palestra agradecendo a presença de todos e convidou os presentes, como o pró reitor comunitário da Universidade Católica de Santos, Claudio José dos Santos, e o maestro Elcio Prado para comporem a mesa da palestra.

Foi exibido vídeo de danças de salão executadas por pessoas da terceira idade e apresentadas canções de protesto dos anos 1970. Prandi, em nome da Assembleia Legislativa, entregou placa de ho­me­nagem aos palestrantes Cláudio e Elcio.

A iniciativa da frente nasceu da necessidade de um espaço para que a sociedade civil discutisse com o Poder Público as políticas voltadas para a população idosa de São Paulo. O Estado tem cerca 4,5 milhões pessoas com 60 anos de idade ou mais.

"A vida é um processo interessante, mas, às vezes muito perverso. Numa sociedade que sempre cultivou coisas como dinheiro, lucro, quando passamos para a terceira idade, viramos um peso e somos discriminados", disse Claudio dos Santos.

A deputada Prandi comentou a importância da frente, a mais antiga em funcionamento no Parlamento paulista. "São oito anos dessa frente parlamentar, que foi a primeira do meu mandato, e por isso temos que comemorar com música, vídeo e arte para os idosos, pois o intuito é o envelhecimento saudável", disse a deputada.

A palestra também teve a participação do deputado Enio Tatto (PT), que elogiou a luta da frente. "Quero parabenizá-los pelo oitavo ano da frente, que é importantíssima para a questão do idoso e seus direitos. O Estado infelizmente só está se preocupando com as crianças e deixando a terceira idade de lado. Faltam hospitais, equipamentos, locomoção adequada para esse pessoal", lembrou Tatto.

Prandi lembrou outros problemas enfrentados pela terceira idade. "Um dos pilares dessas medidas é a recuperação do valor de aposentadorias e pensões. Mas, devemos nos unir por melhores condições no transporte, acessibilidade plena, programas de lazer, cultura, esporte e entretenimento. Esse é o nosso compromisso. Essa é a nossa luta", disse Prandi.

alesp