Ano da Itália no Brasil será comemorado em 2012


06/05/2011 13:01

Compartilhar:

Attilio de Gasperis e Beto Trícoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2011/TRICOLIANODAITALIA.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Beto Trícoli (PV) acompanhou a assinatura de decreto de Geraldo Alckmin que cria um grupo de trabalho para a coordenação de preparativos para o Ano da Itália no Brasil, o Momento Itália-Brasil (MIB).

Entre os meses de outubro de 2011 e junho de 2012, um grupo de doze secretarias do Estado promoverá diversos eventos culturais. O objetivo do MIB é aproximar os mais de 25 milhões de descendentes italianos residentes no Brasil, dos quais 13 milhões estão no Estado de São Paulo.

Beto Trícoli, que tem ascendência italiana, compareceu ao ato da assinatura. Ele conversou com o diretor do Instituto de Cultura de São Paulo, Attilio de Gasperis, que tem a função de manter viva a tradição e cultura da Itália.

A ideia do deputado é propor iniciativas semelhantes às do Estado de São Paulo, elaborando, em conjunto com os executivos municipais, um calendário comemorativo ao MIB, que vai desde publicações até apresentações de música, cinema e teatro. Beto também propõe reestruturar as associações italianas da região, como as de Atibaia, Bragança Paulista, Amparo, Socorro, etc.

O parlamentar também destacou a necessidade de criação de uma comissão de organização dentro da Assembleia. "Títulos e homenagens seriam encaminhados por meio dessa comissão. Acredito que quase 50% dos deputados sejam descendentes e 31 têm sobrenomes italianos", afirmou.



betotricoli@al.sp.gov.br

alesp