Pedido o tombamento da cachoeira do Talhadão


01/09/2011 16:46

Compartilhar:

Andrea Matarazzo e Sebastião Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2011/SEBASTIAOSANTOSTENTAIMPEDIRCONSTRUCAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em reunião com o secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, em 31/8, o deputado Sebastião Santos (PRB) pediu o tombamento da cachoeira do Talhadão, em Palestina. Ele entregou documentos já protocolados no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), no último dia 10, contendo informações referentes ao rio e aos achados históricos e arqueológicos do local registrados pela Associação de Defesa do Meio Ambiente, dos Rios Turvo e Preto (AMERTP).

"Vamos avaliar o pedido e ver se conseguimos dar prosseguimento", disse Matarazzo. O tombamento da cachoeira é talvez a única opção para impedir a construção de uma pequena central hidrelétrica (PCH) no local, tendo em vista que a empresa responsável pela obra já estaria demarcando as áreas para o início da construção.

Sebastião explicou ao secretário que a obra causaria a inundação de uma área de aproximadamente 110 hectares, e destruiria a fauna, a flora e os achados revelados por arqueólogos amadores. "Até o momento, os estudos históricos e arqueológicos realizados nas margens do rio Turvo aconteceram de forma amadora. A intenção é que o Condephaat faça levantamentos profissionais para constatar os elementos encontrados pelos populares", destacou o deputado. (mlf)



sebastiaosantos@al.sp.gov.br

alesp