Arte no Parlamento: primeiro semestre 2007

Intensa atividade nos Espaços Culturais V Centenário, Cândido Portinari e DDI
24/07/2007 17:09

Compartilhar:

Marcos Irine <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/marcos irine.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Semana Vilas Bôas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Semana Vilas Boas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Arte Naif <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/arte naif.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clodoaldo - E. Portinari <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Clodoaldo - E. Portinari.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nino Ferraz e Emanuel von Lauenstein Massarani <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/nino ferraz.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Tanto o Espaço Cultural V Centenário, o Espaço Cândido Portinari quanto o Espaço Cultural DDI, mantiveram neste primeiro semestre de 2007 uma intensa atividade cultural através de 14 exposições artísticas organizadas pela Superintendência do Patrimônio Cultural tanto individuais quanto coletivas.



Fevereiro

Doações

As doações feitas ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo mereceram no decorrer do primeiro semestre três exposições no Espaço Cândido Portinari, localizado no Mezanino do Hall Monumental. Foram expostas sucessivamente mais de 71 obras doadas no ano de 2006 que incluem esculturas, pinturas, desenhos, aquarelas e tapeçaria.

Entre elas dos artistas: Alice Takeda, Ana Scarpignato, Andréa Anholeto, Camilla Passarelli, Christopher Fraser, Dalila Nascimento, Flavia Safadi, Gilberto Masson, Latorre, Luiz Badia, Osvaldo Chiquesi, Paulo Sayeg, Paulo Solaris, Tarzio Tomei, Vitor Hugo e Yara Martini.



Março

Brasil " Líbano: unidos pelos laços da arte

Coletiva de 32 artistas líbano-brasileiros

Organizada pela Superintendência do Patrimônio Cultural em colaboração com a Associação Cultural Brasil " Líbano a exposição "Brasil Líbano: unidos pelos laços da arte" foi realizada no Espaço Cultural V Centenário de 5 a 17 de março.

A mostra reuniu obras de 10 escultores e 22 pintores de libaneses e descendentes no Brasil entre eles Cláudio Aun, Odete Eid, Cláudio Barake, Flavia Safadi, Lucienne Dib, Anis Zegaib, Leila Sarkis , Rubens Matuck, Jorge Bussab, Hélio Cabral, Lídia Ayoub, Márcia Abumansur e outros.

São Paulo: futuro, passado e presente

de Suzana Garcia

28 obras da pintora Suzana Garcia participaram da exposição "São Paulo: Passado e Futuro Presentes", realizada no Espaço V Centenário de 19 a 30 de março.

"O desenho cavado por Suzana Garcia em suas telas retalha o contorno das imagens dando-lhes uma estrutura incisiva, enquanto sua pintura, bastante monocromática, segue uma linha expressionista, onde a própria estrutura eloqüente constitui uma metáfora do sentimento."



Abril

Vida Rural

de Clodoaldo Martins

Sob o titulo Vida Rural, de 2 a 13 de abril, teve lugar no Espaço V Centenário a mostra de Clodoaldo Martins reunindo 20 obras em óleo sobre tela que refletem a visão artística do jovem pintor sobre a vida no campo, no hinterland paulista.

"Com extrema perícia, refinado sentido da cor, intuição dos valores da luminosidade, Clodoaldo Martins se dedica também com profunda maestria aos interiores das casas rurais. Acompanhado de uma aguda interpretação do caráter, o seu humanismo se destaca através de uma rara harmonia, colhendo os traços mais particulares da alma popular".

A mostra foi apresentada a seguir no Espaço Cândido Portinari de 15 a 30 de abril.

Arte Primitiva, Naif e Literatura Popular

Coletiva de artistas

Organizada em estreita colaboração da Superintendência do Patrimônio Cultural e a Divisão de Comunicação Social, o Espaço Cultural DDI, apresenta desde 11 de abril a mostra Arte Primitiva, Naif e Literatura Popular que se encerra a 30 de julho. A exposição traçou um paralelo entre os estilos utilizando obras do acervo do Museu de Arte do Parlamento e textos poéticos pesquisados pela Biblioteca da Assembléia.

Cores de uma vida

de Valéria Iasbech

De 16 a 27 de abril o Espaço Cultural V Centenário abrigou 24 obras da pintora Valéria Iasbech sob o título Cores de uma vida. Na mostra a artista explora uma nova fase composta de construções geométricas e abstratas caracterizadas por texturas de forte cromatismo.

"As obras de Valéria Iasbech possuem uma estrutura e uma composição rica e variada. Dois ou três esquemas reguladores sobrepostos podem se destacar em cada quadro, permitindo integrar todas as evocações. Ligada à natureza, a artista procura manter com ela um elo afetivo, seguindo-lhe as formas".

Nações Indígenas

de Ryszard Polski

No quadro da Semana Orlando Villas Boas, organizada pelo Instituto do Legislativo Paulista realizou-se em colaboração da Superintendência do Patrimônio Cultural uma exposição do pintor Ryszard Polski, sob o título Nações Indígenas.

"A pintura de Ryszard Polski, de empasto vigoroso e modelar preciso, demonstra a perícia do desenho, que é o fundamento e a substância da arte de pintar". "O artista entende repropor à nossa sociedade, denominada "civilizada", um incentivo e um meio para um repensar equilibrado, um modo de reencontrar aquela serenidade e aquela sensibilidade necessárias a construir um mundo melhor".



Maio

Variações Cromáticas

de Thomaz Gomide

A exposição "Variações Cromáticas", do artista Thomaz Gomide, foi realizada de 7 a 18 de maio no Espaço Cultural V Centenário. O artista cuja obra Flores do Campo encontra-se no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo apresentou 20 telas recentes enfocando principalmente a arte floral.

"Com uma feliz intuição, Thomaz Gomide colhe, nos cenários que a natureza lhe oferece, um dos motivos de maior tensão da própria emoção de artista. Ressonâncias poéticas iluminam a lírica beleza das flores, quase sempre envolvidas de um sopro de vento."

Visão de dois Mundos (21 de maio a 1 de junho)

de Huang Weng Mei "o

"Brasil " Taiwan: Visão de dois mundos" foi a exposição que a artista Huang Weng Mei-o, de Taiwan, hoje radicada no Brasil, realizou de 21 de maio a 1 de junho no Espaço V Centenário. As 21 obras selecionadas representam um cuidadoso trabalho de observação sobre o campo no interior de Taiwan e a floresta Amazônica.

"Verifica-se que a pintura de Huang Weng Mei-o é toda interior e feita de emoções que a artista sinceramente manifesta frente às coisas mais simples e humildes do Criador".



Junho

Ponto e Contraponto

de Renato dos Anjos e Marcos Irine

Sob o título "Ponto e contraponto", o Espaço Cultural V Centenário, reuniu de 4 a 15 de junho uma exposição que reuniu fotografias de Renato dos Anjos e pinturas de Marcos Irine. A mostra apresentou uma visão interessante de Paraty sob a ótica de um fotografo e de um pintor.

O primeiro é autor de um álbum sobre a histórica cidade, publicado pela Dórea Books and Art de São Paulo, com texto de José Pedro de Oliveira Costa, enquanto que Marcos Irine, fascinado pela cidade que o acolheu, resolveu fazer uma releitura das fotos de Renato dos Anjos.

Motivos da Natureza

de Samuel Pinheiro da Silva

De 20 de junho a 10 de julho o Espaço Portinari acolheu uma pequena mostra individual do pintor Sam, pseudônimo artístico de Samuel Pinheiro da Silva que como reeducando prestou serviços junto à Secretaria de Recuperação de Bens Culturais, Artísticos e Ambientais de 1999 a 2001.

"Sam pinta por uma necessidade primitiva. Ele encontra sua motivação exterior no próprio ato em que se manifesta e se materializa o gesto. Suas pinceladas não bloqueiam as formas na estabilidade de uma estrutura de desenho-luminosidade, mas fragmentam o tecido matérico numa quantidade de traços e de manchas que encontram unidade e harmonia no movimento geral da composição".



Julho

Esculturas para o Pan " Rio 2007

de Nino Ferraz

Desde 15 a 28 de julho, o Espaço Cultural V Centenário, apresenta uma exposição fotográfica de 10 banners com as esculturas realizadas pelo artista paulista Nino Ferraz, especialmente criadas para os XV Jogos Pan - americanos Rio 2007.

Na mesma ocasião foi lançado um catalogo a cores sobre as obras, com textos de Emanuel von Lauenstein Massarani, editado pela Galeria Spazio Surreale e o Instituto de Recuperação do Patrimônio Histórico no Estado de São Paulo.

alesp