Governo do Estado deverá oficializar Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba


21/10/2008 16:33

Compartilhar:

Paulo Alexandre Barbosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/PAULO ALEX TURISTICO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Umas das regiões do País mais freqüentadas por fiéis de todas as partes do Brasil, o Vale do Paraíba deverá ter seu circuito turístico religioso oficializado pelo governo do Estado. A proposta, idealizada pelo deputado estadual Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), é alvo de projeto de lei apresentado pelo parlamentar na Assembléia Legislativa de São Paulo. A matéria, que institui o circuito, tem como objetivo promover, de forma organizada, a divulgação dos atrativos turísticos religiosos, estimulando assim o desenvolvimento socioeconômico da região.

"Todos os anos, mais de 10 milhões de pessoas visitam as cidades de Aparecida, Guaratinguetá e Cachoeira Paulista. Somente em Aparecida, onde está o santuário da Padroeira do Brasil, são mais de oito milhões de visitas anuais. Temos que reconhecer que o turismo religioso transformou a economia destes municípios. Mas, apesar dos atrativos, a região ainda carece da infra-estrutura necessária para aproveitar todo o potencial oferecido", afirma o deputado Paulo Alexandre.

De acordo com o parlamentar, a oficialização do Circuito Turístico Religioso do Vale do Paraíba garantirá uma participação mais ativa do governo do Estado, facilitando o investimento em infra-estrutura e possibilitando a oferta de incentivos e benefícios fiscais.

Na prática, o projeto prevê incentivos para a elaboração de roteiros, formatação de produtos, confecção de materiais de divulgação, cursos de capacitação empresarial, a qualificação da mão-de-obra local e a criação de associações de empresários e de cooperativas de trabalhadores ligados ao setor.



pabarbosa@al.sp.gov.br

alesp