Alesp recebe comitiva japonesa

Evento faz parte das comemorações do centenário da imigração japonesa
26/05/2008 19:54

Compartilhar:

Mamoru Fukuyama e Vaz de Lima <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/COMIT JAPAO mamoru fukuyama (6 of 7)ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recepção aos representantes da Associação Cultural Tokushima-Kenjin do Brasil que vieram à Casa prestigiar os eventos comemorativos à imigração japonesa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/COMIT JAPAO mamoru fukuyama.pres vaz.deps samuel e said (2 of 3)ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Assembléia paulista, deputado Vaz de Lima, recebeu nesta segunda-feira, 26/5, representantes da Associação Cultural Tokushima-Kenjin do Brasil que vieram à Casa prestigiar os eventos comemorativos à imigração japonesa, organizados na Assembléia Legislativa pelo deputado Samuel Moreira (PSDB), coordenador da Comissão do Centenário da Imigração Japonesa.

Representados pelo governador e seu vice, Kamon Iizumi e Koichiro Satomi, respectivamente, as autoridades japonesas ressaltaram os laços de amizade entre aquela província e o Estado de São Paulo, iniciados na década de 80. Kamon Iizumi desejou prosperidade, saúde e sorte a Vaz de Lima e aos presentes à cerimônia e disse estar muito feliz em ser recebido no Palácio 9 de Julho.

Vaz de Lima lembrou a participação de parlamentares de origem oriental na Alesp e citou Paulo Kobayashi, ex-presidente da Assembléia, morto em abril de 2005. "Aprendi muito com Paulo Kobayashi e com os outros colegas parlamentares de origem japonesa." O presidente declarou ainda que a população de São Paulo é muito grata pela grande contribuição que o povo japonês deu aos brasileiros, em especial aos paulistas, nos campos econômico e cultural.

Após a assinatura do livro de visitas, Vaz de Lima presenteou as autoridades de Tokushima com uma réplica do Monumento às Bandeiras, de Victor Brecheret, e recebeu uma gravata tingida com uma planta típica da região japonesa. Os deputados Samuel Moreira e Said Mourad (PSC) também foram presenteados com produtos tingidos pela mesma planta que, com o passar do tempo, muda a tonalidade do tecido.

No próximo mês, o Parlamento paulista deve receber a visita do príncipe Naruhito, herdeiro da coroa japonesa, que estará no Brasil entre os dias 16 e 27 de junho para comemorar o centenário da imigração japonesa.

alesp