Cetesb faz audiência sobre o tabagismo na Assembléia
DA REDAÇÃO
A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Cetesb, ligada à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, realizou na tarde desta terça-feira, 26/8, na Assembléia Legislativa a 1ª audiência pública sobre o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29/8. O evento foi coordenado por Mário Albanese, advogado e jornalista da Cetesb, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), fundador e presidente da Associação de Defesa da Saúde do fumante (Adesf) e membro da Comissão Estadual de Prevenção e Controle do Tabagismo (Cetab) da Secretaria Estadual de Saúde.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de quatro milhões de pessoas morrem por ano em todo o mundo por causa do cigarro. Só no Brasil, existem 35 milhões de fumantes e, por ano, 120 mil perdem a vida em decorrência de um ou mais dos 56 tipos de doenças causadas pelo cigarro, entre eles o câncer.
Estudos científicos apontam que 90% dos fumantes adquirem o vício ainda na adolescência e 70% tentam deixá-lo mas não conseguem. Preocupado com a saúde do ex-fumante, o Hospital do Coração elaborou uma cartilha para que as pessoas 'aprendam' a parar de fumar de forma sadia, com alimentação saudável e controle do peso.
Pela Lei federal 9.294/96, é proibido fumar em recinto coletivo privado ou público, salvo em área destinada exclusivamente a esse fim, devidamente isolada e com arejamento conveniente. Destacam-se as repartições públicas, os hospitais e postos de saúde, as salas de aula, as biblioteca, os recintos de trabalho coletivo e as salas de teatro e cinema. A OMS reconhece que o tabagismo é responsável por 85% do ar poluído nos ambientes fechados, o que gera fator de risco da maior relevância. Os outros 15% são atribuídos a outros fatores de poluição, como agentes químicos, orgânicos, pó ou ar condicionado.
Notícias mais lidas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado pede ao MP prisão de participante de 'A Fazenda' por ameaça e maus tratos contra enteado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Seduc pretende substituir professores de educação especial por cuidadores sem formação
- Com aprovação da Alesp, estado de São Paulo pode aderir ao Propag
- Delegada Raquel Gallinati toma posse como deputada na Alesp
- Alesp aprova e estado de São Paulo passa a ter 78 estâncias turísticas
- Projeto que dá direito à merenda escolar a profissionais da educação avança na Alesp
- Mudança de regras no repasse do ICMS para a Educação dos municípios é aprovada na Alesp
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações