Convênio da Santa Casa de São José dos Campos com SUS


14/05/2008 19:18

Compartilhar:

Carlinhos Almeida, Afonso Lobato, João Faustino e Mozart Russomanno<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2008/PADRE AFONSO CONVENIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Na próxima segunda-feira, 19/5, a diretoria da Santa Casa de Misericórdia de São José dos Campos assinará convênio para a retomada do atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Desde 2005, os serviços foram reduzidos drasticamente, mantendo apenas o tratamento de nefrologia e de queimados à população. O convênio com o SUS é resultado do esforço político da Frente parlamentar em apoio aos municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte, presidida pelo deputado Afonso Lobato (PV). O grupo ainda é formado pelos deputados Mozart Russomanno (PP), Carlinhos Almeida (PT), Antonio Carlos (PSDB), Marco Bertaiolli (DEM) e Said Mourad (PSC).

Em entrevista concedida nesta quarta-feira, 14/5, ao programa Planeta Diário, da Rádio Planeta de São José dos Campos, a secretária municipal de Saúde, Marina Oliveira, destacou o empenho da Frente, em especial do deputado Lobato, para viabilizar o acordo. "Essa parceria é resultado de um esforço conjunto que trará grande avanço e melhoria no setor de saúde pública de toda a região", declarou o deputado. A assinatura do convênio será às 10h, na santa casa, com a presença dos deputados, de representantes da prefeitura, do governo do Estado e da diretoria da entidade.

O convênio estabelecerá o teto de R$ 400 mil por mês para a prestação de atendimento pelo SUS, podendo chegar até 300 procedimentos no período. Entre eles estão previstos exames de alta complexidade como ressonância magnética, cateterismo e ecocardiograma, além de serem disponibilizados 93 novos leitos para a rede pública. Desse total, 13 serão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e o restante divididos entre clínica médica e clínica cirúrgica. Os serviços estarão disponíveis para os 39 municípios da região. A entidade também realizará cirurgia bariátrica pelo SUS, beneficiando pacientes de obesidade mórbida. Dessa forma, a Santa Casa de São José dos Campos será a primeira da região credenciada para esse tipo de procedimento.



padreafonso@al.sp.gov.br

alesp