Casa comemora o Dia do Estagiário com palestra


15/08/2011 20:25

Compartilhar:

Professor Barco (dir.) discursou sobre a educação no Brasil <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ROB0795.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Barco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/luizbarco.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Estagiários contratados pela Casa participam do evento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2011/ROB0769.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia comemorou antecipadamente, nesta segunda-feira, 15/8, o Dia do Estagiário, que é celebrado em 18/8. O evento contou com a presença do secretário geral administrativo da Alesp, Celso Pinhata; do professor Luiz Barco, do representante do Subcomitê da Juventude do Portal da Assembleia, Jair Gorba; do diretor do Departamento de Recursos Humanos da Assembleia, Élcio Avelino e do procurador geral Maurílio Maldonado.

De acordo com Pinhata, são cem estagiários contratados pela Casa, pertencentes ao ensino médio, técnico e superior. "Eles são o cartão de visita da Assembleia Legislativa", afirmou Pinhata, que considerou importante para formação do universitário o convívio com o sistema legislativo e com funcionários antigos.

Barco discursou sobre a educação no Brasil e criticou a teoria da aprendizagem apresentada nas escolas. Para ele, o ato de ensinar tem que ser substituído pelo de compreender. "No Brasil, a educação trabalha como se o indivíduo fosse sujeito ao adestramento", opinou. Sugeriu aos estagiários que aproveitem a oportunidade na Casa para enriquecerem seus conhecimentos.

Foi exibido um vídeo reportagem sobre a nova Lei dos Estagiários com depoimentos daqueles que já passaram pelos diferentes setores da Assembleia, relatando essa experiência que ajudou na profissionalização de cada um.

Os participantes foram convidados para a celebração do Dia do Estagiário na próxima quarta-feira, 17/8, na Fundap, e para participar do Subcomitê da Juventude do Portal, de forma a colaborar para a integração entre os jovens e a Casa.

alesp