Agricultores preocupados com a captação de água do Alto Tietê


20/04/2005 16:17

Compartilhar:

Deputado João Caramez (2º à esq) em audiência com o secretário Duarte Nogueira (3º à esq), na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/caramezirriga.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Atendendo pedido dos prefeitos de Salesópolis, Rafael da Silva e de Biritiba Mirim, Roberto Pereira, o deputado João Caramez levou um grupo de empresários rurais para audiência com o secretário Duarte Nogueira, na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento. Os empresários estavam acompanhados dos vereadores Pedro Komura de Mogi da Cruzes, Julio Kodama, de Salesopólis, e Márcio Aparecido Cardoso, de Biritiba Mirim, que buscam com o deputado uma solução para o problema da outorga da água captada na bacia do Alto Tietê, utilizada para a irrigação do plantio de hortaliças.

Os agricultores correm o risco de ficar sem água, uma vez que, com o fechamento da barragem, a água será represada e não poderá ser utilizada sem a outorga fornecida pelos órgãos governamentais. O deputado tomou conhecimento do problema durante uma visita a cidade de Biritiba Mirim, ocasião em que prometeu intermediar o encontro dos agricultores com o secretário Duarte Nogueira.

Durante a conversa, o secretário se certificou do problema e se dispôs ajudar o deputado nesta questão, que envolve a economia dos municípios que compõem o cinturão verde das hortaliças. A primeira medida do secretário será um contato com as secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, para posicionar os secretários das pastas a respeito do que pode ocorrer com a irrigação.

Nogueira prometeu acionar a sede regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) em Mogi das Cruzes, para que os técnicos auxiliem os agricultores na questão da formalização da proposta da outorga junto aos órgãos competentes. Sensibilizado com o problema, o secretário garantiu ao deputado que prestará assistência da Secretaria da Agricultura para que a produção na região não seja interrompida.

O deputado aproveitou a audiência com o secretário Duarte Nogueira para solicitar a liberação de recursos para obras de infra-estrutura nos municípios de Capão Bonito, Jarinu e Itatiba.

A prefeitura de Capão Bonito, que estava representada pelo vice-prefeito Gerson Hussar e pelo Secretário Municipal da Agricultura, Denílson Vasconcelos, conseguiu recursos para o Programa Melhor Caminho e o Programa das Câmaras Setoriais, além de uma Ponte Metálica.

Para as prefeituras de Jarinu e Itatiba, o secretário garantiu recursos para a construção de uma ponte que fará a ligação entre os municípios, atendendo assim as necessidades da população que está na divisa das cidades.

O secretário Duarte Nogueira liberou, ainda, para Jarinu, uma ponte metálica para ser instalada em um bairro distante do centro.



jcaramez@al.sp.gov.br

alesp