Região de Lins terá Conselho de Desenvolvimento Econômico


05/05/2005 10:12

Compartilhar:

O deputado Pedro Tobias participou da reunião da frente de prefeitos da Média Noroeste<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/TOBIASLINS.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A microrregião de Lins, composta por dez municípios, criará o Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico com o objetivo de buscar novos investimentos e a melhoria da qualidade de vida da população. O primeiro passo nesse sentido foi dado durante a reunião mensal da Frente Intermunicipal de Prefeitos da Média Noroeste (Fipren), realizada na Câmara Municipal de Guaiçara, em 29/4.

Convidado especial do evento, o deputado Pedro Tobias (PSDB) disse que a constituição do conselho é o caminho para viabilizar significativas melhorias socioeconômicas para a região. Ele foi escolhido por aclamação patrono do conselho da região de Lins.

Representantes do governo do Estado da Região Administrativa de Bauru e prefeitos discutiram a formatação do conselho, que terá caráter consultivo e propositivo. O organismo será composto por membros de diversos segmentos da sociedade e dos poderes públicos estadual e municipais. Cada segmento escolherá cinco representantes titulares e cinco suplentes. Também será formada uma diretoria executiva, composta por presidente, vice-presidente e secretaria.

Roberto Peres, diretor do Escritório Regional de Articulação e Planejamento (Erplan) de Bauru, destacou a importância da formação do Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico. "O órgão vai procurar alternativas de geração de emprego e renda por meio de investimentos da iniciativa privada, com o apoio das prefeituras na implantação e implementação de políticas públicas", ressaltou.

Tobias também cobrou o envolvimento da iniciativa privada para concretizar os projetos. "A formação desse conselho é uma semente, que precisa ser trabalhada junto à iniciativa privada", afirmou.

O deputado ressaltou a necessidade de projetos que promovam o desenvolvimento regional, e não apenas de determinado município. "Essa é a nova visão política e administrativa que deve prevalecer na relação de parceria entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil e colocada em prática pelo governo Geraldo Alckmin", disse o deputado, especialmente para os prefeitos de Guaiçara, Lins, Cafelândia, Getulina, Guaimbê, Álvaro de Carvalho, Uru e Pongaí.

Além do Conselho de Desenvolvimento Econômico da região de Lins, ele revelou que também serão criados conselhos similares nas microrregiões de governo das regiões de Bauru e Jaú, integrando assim os 39 municípios que compõem a Região Administrativa de Bauru.

O presidente da Frente Intermunicipal de Prefeitos da Média Noroeste (Fipren), Waldemar Sandoli Casadei, prefeito de Lins, classificou a reunião como um momento importante e histórico para a região.

Os participantes do fórum de Guaiçara voltarão a se reunir este mês para escolher os representantes de cada segmento que irão compor oficialmente o Conselho Regional de Desenvolvimento Econômico da microrregião de Lins.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp