Resultados do segundo turno das eleições definem novo quadro na Assembléia paulista

Sete deputados elegeram-se prefeitos
29/10/2008 17:31

Compartilhar:

Deputada Dárcy Vera<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/darcy vera.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Sebastião Almeida<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/almeida.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Marco Bertaiolli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/marco bertaiolli.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Valdomiro Lopes<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/valdomiro lopes.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Cido Sério<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/cido serio.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Mário Reali<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2008/Mario Reali.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dos quatro parlamentares estaduais que concorreram no segundo turno das eleições municipais, dois elegeram-se prefeitos: Valdomiro Lopes do PSB, em São José do Rio Preto, que obteve 109.145 votos (51,21% dos votos válidos) e Sebastião Almeida, do PT, em Guarulhos, com 320.472 (56,68%).

Já no primeiro turno, cinco deputados estaduais haviam sido eleitos prefeitos: Antonio Carlos, do PSDB, com 25.283 votos (50,44%), em Caraguatatuba; Cido Sério (PT), de Araçatuba, com 43.093 votos (43,02%); Dárcy Vera (DEM), de Ribeirão Preto, com 154.793 votos (52,04%); Marco Bertaiolli (DEM), de Mogi das Cruzes, com 103.439 votos (53,24%); e Mário Reali (PT), de Diadema, com 133.893 votos (58,26%).

Os sete parlamentares devem abrir mão de seus mandatos na Assembléia Legislativa para assumir, em 1º de janeiro de 2009, o Executivo municipal.



Suplentes

Pela lista expedida em 2006 pelo Tribunal Regional Eleitoral, os três primeiros suplentes da coligação PSDB-DEM já estão em exercício de mandato. Gilson de Souza (DEM), ocupante da vaga deixada por Sidney Beraldo (PSDB), atual secretário estadual de Gestão Pública; Marco Bertaiolli, no lugar de Rodrigo Garcia (DEM), secretário municipal de Desburocratização da cidade de São Paulo e Eli Corrêa Filho (DEM), que substitui Ricardo Montoro (PSDB), secretário especial de Participação e Parceria do município de São Paulo. Bertaiolli será convocado para substituir Dárcy Vera, como efetivo, mas deverá renunciar para assumir a prefeitura de Mogi das Cruzes, abrindo espaço para que Eli Corrêa se efetive na sua vaga. Gilson de Souza, por sua vez, será efetivado na cadeira deixada por Antônio Carlos. Assim, não haverá nenhum nome novo da coligação PSDB-DEM.

No caso dos três deputados petistas a serem substituídos, o primeiro suplente é o ex-deputado Fausto Figueira. Em seguida, vem Francisco Britto, recém-eleito prefeito de Embu. Ao optar por seu novo cargo, Britto abrirá espaço para a ex-deputada Beth Sahão, candidata não eleita à prefeitura de Catanduva. Para ocupar a vaga de Sebastião Almeida será convocado o suplente Pedro Antonio Bigardi, da coligação PT/ PCdoB, que obteve a segunda colocação na disputa para a prefeitura de Jundiaí.

Para assumir a vaga deixada por Valdomiro Lopes (PSB), será convocado Marco Porta, pastor da Igreja Universal, eleito com 1.759 votos para seu terceiro mandato como vereador em Taboão da Serra no último dia 5 de outubro, ficando na 12ª vaga dentre as treze cadeiras.

Todos os suplentes serão convocados por meio de Ato do presidente da Casa, Vaz de Lima, a ser publicado no Diário Oficial. Quem optar por não assumir a vaga de deputado terá de apresentar termo de renúncia.

alesp