Extensão de escola técnica em Sorocaba


17/07/2007 17:48

Compartilhar:

Terezinha, França, Lippi, Hamilton e Mizael<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton Cefet Sorocaba B.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião debate extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton Cefet Sorocaba.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Hamilton Pereira (PT) e o vereador Francisco França (PT) obtiveram mani­festação de apoio do prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi, à proposta de levar uma extensão do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) para a zona norte do município. O assunto foi debatido na tarde de segunda-feira, 16/7, na presença da secretária municipal da Educação, Terezinha Del Cistia.

A possibilidade surgiu no último mês de maio, quando Hamilton Pereira participou de uma reunião no Ministério da Educação (MEC) intermediada pelo deputado federal João Paulo Cunha (PT). Os deputados foram recebidos pelo professor Getúlio Marques Ferreira, que é coordenador-geral de supervisão da gestão das instituições federais de educação profissional e tecnológica da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Segundo o professor, a extensão pode ser ligada ao Cefet de São Paulo e necessitaria da cessão de um prédio por parte da prefeitura. Vitor Lippi afirmou ter interesse na proposta e sugeriu uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sorocaba para levantar a demanda local. A secretária da Educação também se propôs a manter contato com a Secretaria da Educação do Município de Salto, onde já existe um Cefet, para levantar informações sobre o projeto.

Segundo Hamilton Pereira e França, a partir dos investimentos a serem realizados ao longo dos anos, há a possibilidade de que a extensão de Sorocaba venha a se transformar num Cefet. Os petistas manterão novo contato com o Ministério da Educação para falar sobre a disposição da prefeitura de Sorocaba e aprofundamento do projeto para o município.

Pereira também afirmou que vem mantendo contato com a representante do MEC no Estado de São Paulo, Iara Bernardi, para que acompanhe da questão. Os parlamentares petistas destacaram, durante a reunião, a grande demanda por vagas no ensino tecnológico na região. Como exemplo, citaram as inscrições para o vestibulinho do segundo semestre da Escola Técnica Estadual Fernando Prestes, que recebeu quase três mil inscritos para 400 vagas.

"A nossa região está em franca expansão e os cursos técnicos atendem a uma necessidade tanto dos jovens que precisam se qualificar como para as empresas que sentem falta dessa qualificação", defendeu o deputado.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp