Assembléia realiza evento antitabagismo


30/09/2008 20:36

Compartilhar:

Alesp realiza atividades do dia universitário antitabagismo.<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/09-2008/marco antitab 3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foram realizadas nesta terça-feira, 30/9, na Assembléia Legislativa, as atividades do dia universitário antitabagismo. O evento contou com o apoio do deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e foi organizado pela professora Elizabeth Feres.

A data comemorativa foi criada pela Lei 12.897, de 8/4/2008, que fixou 30 de setembro como o dia universitário antitabagismo. "A idéia é fazer com que o cidadão se conscientize de que ao fumar em locais fechados, ele não respeita o direito de outro de ter um ar saudável", disse Elizabeth Feres, representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Para Elizabeth, uma próxima conquista será a aprovação do Projeto de Lei 577/08 que proíbe o fumo em locais fechados. "Nossa luta é para que existam ambientes livres do tabaco, pois todos sofrem com os efeitos do produto, inclusive quem não fuma", disse.

O presidente da Associação de Defesa da Saúde dos Fumantes, Mário Albanese, comentou que é muito importante a implantação do PL 577/08, pois a qualidade do ar é fundamental para a saúde das pessoas. "Para se ter uma idéia, três cigarros poluem mais que um motor movido a diesel", comentou.

A participação dos jovens nesse processo de luta contra o cigarro é, segundo o diretor da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade São Judas, Mario Natal, de extrema importância, porque ao terem contato com o cigarro provavelmente terão, por curiosidade, com a maconha e outras drogas.

Outro problema levantado pela professora Mirtis Luciane, da PUC-Campinas, é que a dependência do cigarro leva os alunos a sairem mais cedo da sala de aula para fumar, o que prejudica o rendimento escolar.

Para reforçar ainda mais a idéia da prevenção e dos malefícios do fumo, o professor Mario Albanese proferiu palestra sobre a questão legal do tabaco, explicando quais os direitos e deveres dos cidadãos quanto ao tema.

alesp