Unidade móvel para deficientes físicos em Suzano


21/01/2009 16:57

Compartilhar:

Solenidade na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/ESTEVAN GALVAO SUZANO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os suzanenses portadores de necessidades especiais poderão contar em breve com o atendimento de uma moderna unidade móvel de Reabilitação do Instituto Rede Lucy Montoro. Inédita no país, a unidade móvel foi inaugurada no dia 19/1 e vai percorrer os municípios do interior do Estado para fazer avaliações médicas e fornecer órteses, próteses e cadeiras de rodas, entre outros equipamentos e serviços.

A solenidade, realizada na sede da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, contou com a presença do governador José Serra, dos secretarios estaduais Linamara Rizzo Battistella (Direito da Pessoa com Deficiência) e Luiz Roberto Barradas Barata (Saúde), do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab e do deputado Estevam Galvão (DEM), que aproveitou a oportunidade para pedir ao governador que, já nesta primeira fase, a unidade móvel chegue até Suzano.

O serviço será estendido até Suzano já nesta primeira viagem, anunciou a secretária durante o evento. "A unidade móvel seguirá ainda hoje para Taubaté, atendendo a região do Vale do Paraíba. A pedido do deputado Estevam, vamos estender o trajeto e finalizar o trabalho em Suzano", afirmou Linamara.

A unidade móvel é um caminhão de 15 metros de comprimento por 2,60 metros de largura e pesa 20 toneladas. Possui consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica com salas de prova, de máquinas e de gesso. Dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese, um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro farão o atendimento.

O serviço integra a Rede de Reabilitação Instituto Lucy Montoro. A rede, que contará com investimentos de R$ 52 milhões, será composta por, no mínimo, seis unidades fixas em diversas regiões do Estado. A proposta é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.



egalvao@al.sp.gov.br

alesp