Sessão solene homenageará centenário da Catedral Diocesana de Santos


14/08/2009 17:58

Compartilhar:

Catedral Diocesana de Santos<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/PRANDICATEDRAL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O centenário da Catedral Diocesana de Santos será comemorado em sessão solene que o Parlamento paulista realizará nesta segunda-feira, 17/8, às 10h, com a presença do bispo diocesano de Santos, dom Jacyr Francisco Braido. Iniciativa da deputada Maria Lúcia Prandi (PT), o ato solene ocorrerá no plenário Juscelino Kubitschek, que estará aberto a todos os fiéis.

O padre José Myalil Paul, pároco da catedral, comparecerá à solenidade, acompanhado de representantes da paróquia. Outros grupos católicos se mobilizam para participar do ato, que será abrilhantado pela participação do Coral da Guarda Civil Metropolitana da Cidade de São Paulo.

Nascida em uma família católica, a deputada Prandi destaca a igreja-mãe da diocese de Santos como sendo um templo de comunhão, sabedoria e paz. "Majestosa, a catedral de Santos é orgulho de todos os santistas, independentemente dos credos que professem", avalia a parlamentar.

Para a deputada, além da finalidade precípua, o culto cristão, a catedral de Santos, sede da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, destaca-se pela arquitetura exuberante, pela beleza das imagens sacras que abriga e pelos inúmeros vitrais que representam santos e passagens bíblicas. "A catedral de Santos merece ser admirada pelos detalhes arquitetônicos e características singulares", ressalta Prandi. "Nesse período de um século, as construções se multiplicaram no entorno, mas a catedral de Santos continua dominando, imponente, a praça José Bonifácio. É símbolo, é referência, é beleza", resume a parlamentar.



mlprandi@al.sp.gov.br

alesp