Eduardo Odloak traduz numa sinfonia de cores sua paixão pelo mar e pela água

Museu de Arte do Parlamento de São Paulo
29/05/2006 17:32

Compartilhar:

Eduardo Odloak<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/eduardo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/eduardo marina.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A produção de Eduardo Odloak impressiona por conseguir interpretar a realidade quotidiana do nosso litoral com um véu de poesia e uma acesa sensibilidade de equilíbrio de tons. O jovem pintor redescobre aldeias, paisagens de pescadores, peixes no fundo do mar, com uma paixão única pela beleza e simplicidade das coisas humildes, fruto do labor e do cansaço do homem. Barcos e marinas se animam, vivem de vida e de luz própria, numa dimensão nova e imediata.

O seu trabalho a pincel, o puríssimo empasto das cores, a precisão detalhista dos contornos fazem de cada quadro uma obra válida, um testemunho de um mundo são, onde domina o bom gosto pela aproximação de luzes e de sombras, jogo sutil que nos transporta, que provoca o toque da dimensão real dos ângulos e da perspectiva.

A habilidade criativa de Eduardo Odloak, o absoluto domínio da cor e das transparências, caracteriza sua pintura, colocando-a no juízo crítico em nível internacional, que mantém sua produção em alta. O artista possui um estilo e uma personalidade que amadureceram por meio de um trabalho obstinado e silencioso.

Suas paisagens marinhas ou submersas possuem transparências delicadíssimas, numa constante descoberta e valorização da natureza, oferecendo imagens inesquecíveis com efeitos de luzes e sombras distribuídos com rara maestria. Possivelmente, existe uma mensagem de esperança que vem com a luz, ali onde antes somente existiam interrogações.

Com sensibilidade aguda e refinada, o pintor nos transporta ao mundo mágico do fundo marinho através de uma alegre orgia de cores, as quais utiliza com eficiência empastando-as de luzes e transparências para que possamos colher o significado das coisas que fogem de nossa compreensão.

Através da tela "Marina", oferecida ao Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Eduardo Odloak nos confia o seu amor intenso pela natureza - céu, mar e terra - transmitindo-o através de uma sinfonia de cores.

O artista

Eduardo Odloak nasceu em São Paulo em de 1972. Formou-se tecnólogo em edificações pelo Instituto São Judas Tadeu (1991), cursou designer industrial na Universidade Mackenzie e artes na Faculdade de Belas Artes de São Paulo.

No período de 1990 a 1991, freqüentou o Curso de Desenho Cândido Portinari e um curso de pintura ministrado pelo professor Ferdinando Bastiglia.

Participou do Salão Paulista de Belas Artes (2001). Entre os vários prêmios que recebeu, estão a Medalha de Ouro em pintura no IX SAIAMC (1990); Medalha de Prata pela Sociedade Brasileira de Artes Visuais no Círculo Militar; e Troféu Especial de Pintura no X SAIAMC (1991).

Possui obras em inúmeras coleções particulares e no Acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo.

alesp