Legislativo paulista recebe embaixador da Síria


22/03/2005 19:19

Compartilhar:

O embaixador da Síria, Ali Diab e o presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EmbSiria21MAR03A.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Recepção ao embaixador da Síria no Salão Nobre da Presidência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/EmbSiria21MAR03C.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 21/3, o recém-eleito presidente da Assembléia Legislativa, Rodrigo Garcia (PFL), recebeu no Salão Nobre da Presidência o embaixador da Síria, Ali Diab, e sua comitiva. O diplomata se disse honrado em comparecer ao Legislativo paulista pela primeira vez. "Temos respeito pelo Brasil, que recebeu com tanto carinho os árabes, que retribuíram ajudando a desenvolver este país em vários setores. Vamos estreitar nossas relações, já que temos muitos pontos em comum", afirmou Ali.

O embaixador também falou sobre um assunto polêmico: a política externa dos EUA. "Os Estados Unidos exercem muita pressão sobre a Síria porque não aceitamos a ocupação do Iraque, assim como várias outras nações. Somos contra o gerenciamento exterior exercido por alguns países". O presidente da Assembléia disse que é assunto recorrente nos meios diplomáticos internacionais a política intervencionista americana. Finalizando, Ali Diab declarou que a Síria pretende manter um intercâmbio cultural e econômico com o Brasil, "um país querido por toda a comunidade árabe".

Estiveram presentes à solenidade o senador Romeu Tuma e sua esposa, Zilda Dirani Tuma, diversos representantes da comunidade árabe e os deputados estaduais Romeu Tuma (PPS), Said Mourad (PFL), Zuza Abdul Massih (PRP). Encerrando o evento, Rodrigo Garcia presenteou Ali Diab com uma obra artística feita de grãos produzidos no Brasil e com o livro São Paulo " A Imperial Cidade e a Assembléia Legislativa Provincial, produzido pelo Acervo Histórico da Casa.

alesp