Nesta terça-feira, 15/12, a CPI constituída para apurar a atual situação do sistema ferroviário do Estado, presidida pelo deputado Vinícius Camarinha (PSB), reuniu-se para apreciar cinco requerimentos. De autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), foram aprovados três requerimentos, o primeiro solicitando ao procurador-chefe da Assembleia a designação dos procuradores José Roberto Caglia e Jorge Luiz Galli para prestarem auxílio integral na elaboração do relatório da CPI. Os outros dois requerimentos convocam para prestar declarações, em data a ser marcada, Adonay Grassi, das empresas Ferros e Metais Retiro (FMR) e Manutenção e Recuperação Ferroviária S/A, com o objetivo de prestar informações sobre o sucateamento praticado em detrimento dos bens da extinta Rede Ferroviária Federal S/A " Malha Paulista e outros trechos concessionados; e Miguel Roberto Ruggiero, chefe regional da Ursap, representando a Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, com o objetivo de prestar informações sobre a dilapidação do patrimônio da malha ferroviária paulista. De autoria do deputado Vinícius Camarinha, foram aprovados dois requerimentos: um convidando Nivaldo Germano, representante da Controladoria Geral da União, para apresentar documentos e informar sobre os bens imóveis e móveis pertencentes à União que compõem a malha ferroviária do Estado de São Paulo; e o outro convocando Bernardo Hees, presidente da América Latina Logística (ALL) para prestar informações sobre o tema da CPI. Agenda para 2010 O presidente anunciou a agenda da CPI para o próximo mês de fevereiro. Dia 9/2, está prevista a presença do representante da Controladoria Geral da União; dia 11/2, serão ouvidos proprietários de ferros-velhos que adquiriram materiais rodantes ferroviários; e dia 23/2, a intenção é realizar diligências nestes ferros-velhos, para posterior oitiva do presidente da América Latina Logística (ALL). Segundo Camarinha, "este ano foi muito produtivo para a CPI, tivemos a oportunidade de apurar fatos e tentar resgatar esse meio de transporte que está esquecido em nosso país", no que foi secundado pelos deputados Reinaldo Alguz (PV), Davi Zaia (PPS) e Célia Leão (PSDB). Levar ao governo federal o pleito de reestruturar a malha ferroviária brasileira foi a sugestão de Hamilton Pereira (PT).