CPI das ferrovias aprova requerimentos

Agenda para fevereiro de 2010 é anunciada
15/12/2009 20:04

Compartilhar:

Reunião da CPI das ferrovias <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/CPIFERROVGERALMAU_5377.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vinícius Camarinha preside os trabalhos <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/12-2009/CPIFERROVCAMARINHAMAU_5391.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta terça-feira, 15/12, a CPI constituída para apurar a atual situação do sistema ferroviário do Estado, presidida pelo deputado Vinícius Camarinha (PSB), reuniu-se para apreciar cinco requerimentos.

De autoria do deputado Mauro Bragato (PSDB), foram aprovados três requerimentos, o primeiro solicitando ao procurador-chefe da Assembleia a designação dos procuradores José Roberto Caglia e Jorge Luiz Galli para prestarem auxílio integral na elaboração do relatório da CPI. Os outros dois requerimentos convocam para prestar declarações, em data a ser marcada, Adonay Grassi, das empresas Ferros e Metais Retiro (FMR) e Manutenção e Recuperação Ferroviária S/A, com o objetivo de prestar informações sobre o sucateamento praticado em detrimento dos bens da extinta Rede Ferroviária Federal S/A " Malha Paulista e outros trechos concessionados; e Miguel Roberto Ruggiero, chefe regional da Ursap, representando a Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal S/A, com o objetivo de prestar informações sobre a dilapidação do patrimônio da malha ferroviária paulista.

De autoria do deputado Vinícius Camarinha, foram aprovados dois requerimentos: um convidando Nivaldo Germano, representante da Controladoria Geral da União, para apresentar documentos e informar sobre os bens imóveis e móveis pertencentes à União que compõem a malha ferroviária do Estado de São Paulo; e o outro convocando Bernardo Hees, presidente da América Latina Logística (ALL) para prestar informações sobre o tema da CPI.

Agenda para 2010

O presidente anunciou a agenda da CPI para o próximo mês de fevereiro. Dia 9/2, está prevista a presença do representante da Controladoria Geral da União; dia 11/2, serão ouvidos proprietários de ferros-velhos que adquiriram materiais rodantes ferroviários; e dia 23/2, a intenção é realizar diligências nestes ferros-velhos, para posterior oitiva do presidente da América Latina Logística (ALL).

Segundo Camarinha, "este ano foi muito produtivo para a CPI, tivemos a oportunidade de apurar fatos e tentar resgatar esse meio de transporte que está esquecido em nosso país", no que foi secundado pelos deputados Reinaldo Alguz (PV), Davi Zaia (PPS) e Célia Leão (PSDB). Levar ao governo federal o pleito de reestruturar a malha ferroviária brasileira foi a sugestão de Hamilton Pereira (PT).

alesp