Sorocaba, um dos maiores polos industriais do Estado

Audiências Públicas do Orçamento 2012
26/07/2011 18:30

Compartilhar:

Museu Histórico Sorocabano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/SorocabaMuseuHistoricosorocabano.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Microrregião de Sorocaba tem 600 mil habitantes em 14 municípios<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/SorocabaGeral.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nova ciclovia (dir) em Sorocaba <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/sorocityciclovia.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cachoeira Nascente das Águas, em Sorocaba<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/07-2011/SorocabaCachoeiraNascenteDasAguas.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Assembleia realiza em Sorocaba, no dia 9/9, às 18h, na Câmara Municipal local, a décima audiência pública deste órgão técnico com o objetivo de ouvir as reivindicações e anseios da comunidade.



Sorocaba prevê terá maior rede cicloviária da América Latina e sistema de bicicletas públicas



Localizada a 92 quilômetros da capital, Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto). Com população em torno dos 600 mil habitantes, a microrregião de Sorocaba conta com 14 municípios e é considerada um dos grandes polos industriais no interior da Grande São Paulo.

Paralelo ao desenvolvimento industrial, a cidade investe pesado na construção de ciclovias. O planejamento do município prevê a construção da maior rede cicloviária da América Latina e a implantação de um sistema de bicicletas públicas, semelhante ao das cidades europeias de Barcelona e Paris. Atualmente, a cidade tem a segunda maior malha cicloviária do Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.



Educação



Sorocaba possui nove universidades, das quais sete são privadas: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Sorocaba (Uniso), Esamc Sorocaba, Anhanguera, Veris Ibmec (antigo Uirapuru Superior), Academia de Letras de Sorocaba, Universidade Paulista (Unip), e duas públicas: Unesp Sorocaba e Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). Também estão presentes na cidade instituições como o Senai, Senac, Escola Técnica Estadual Rubens de Farias e Souza, Escola Técnica Estadual Fernando Prestes de Albuquerque e o Colégio Politécnico de Sorocaba (instituição filantrópica). Abriga também o colégio modelo de Sorocaba, a escola Dr. Júlio Prestes de Albuquerque, conhecida também como Estadão.



Economia



Sorocaba registra, hoje, uma diversificação econômica raramente vista em outros municípios brasileiros. Suas indústrias exportam para mais de 115 países. Localizada num região privilegiada, próxima a vias de acesso rodoviário e hidroviário que a ligam aos grandes centros de consumo e levam na direção dos demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), Sorocaba oferece atrativo adicional às empresas: uma estrutura de qualificação de mão de obra que cobre com qualidade o nível operacional.

Sorocaba faz parte do Complexo Metropolitano Estendido da cidade de São Paulo, que é formado pelas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e da Baixada Santista, e pelas cidades de São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí, cuja população somada ultrapassa os 31 milhões de habitantes.

Encontra-se em tramitação na Assemleia o Projeto de Lei Complementar 33/2005, que cria a Região Metropolitana de Sorocaba e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba. A região de Sorocaba incluiria Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Ibiúna, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sarapuí, São Roque, Sorocaba, Tapiraí e Votorantim.

alesp