Parlamentar participa da abertura do Fórum Governo Educador


03/03/2005 16:30

Compartilhar:

Abertura do Fórum Governo Educador<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/caramez educa 3mar.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Da assessoria do deputado João Caramez

O deputado João Caramez (PSDB) participou na quarta-feira, 2/3, da abertura do Fórum Governo Educador, que reuniu cerca de 430 prefeitos e 450 secretários municipais de Educação, no Palácio das Convenções do Anhembi. O encontro, aberto pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Gabriel Chalita, cria espaço para a melhoria da escola pública por meio da integração e cooperação entre as esferas estadual e municipal de governo.

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin assinou termo de parceria com o presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves, para mobilizar os prefeitos do Estado de São Paulo a se engajarem no programa Prefeito Amigo da Criança, no período de 2005 a 2008.

O objetivo da parceria é garantir que os municípios implementem ações e políticas públicas que resultem em avanços no cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes, como estabelece o compromisso assumido pelo Governo Federal, em 2002, com a Unicef, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU). Por esse compromisso, os resultados deverão ser alcançados no País até 2015.

Alckmin anunciou que o Governo do Estado vai criar o prêmio "Cidade Educadora", para estimular e fortalecer o compromisso dos municípios paulistas com a Educação de crianças e jovens. "Vamos dar um incentivo financeiro para que São Paulo possa dar exemplo na Educação", explicou.

No evento foram discutidos os temas: escola da família, municipalização, merenda escolar, transporte escolar, Programa de Ação Cooperativa Estado/Município (PAC), capacitação de professores, Programa de Alfabetização e Inclusão (PAI), Saresp, e o Programa de Educação Continuada (PEC).

Também compareceram ao evento o representante da Unesco em São Paulo, Jorge Werthein, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, e o secretário da Justiça e Defesa da Cidadania, Alexandre de Moraes, entre outras autoridades.

jcaramez@al.sp.gov.br

alesp