Parlamentar participa do lançamento da Rede Lucy Montoro


27/01/2009 16:20

Compartilhar:

Célia Leão participa do lançamento em São Paulo da Rede Lucy Montoro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/01-2009/CELIA LEAO LUCY MONTORO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Lançada no dia 19 de janeiro, a Unidade Móvel de Reabilitação Rede Lucy vai percorrer todo o Estado de São Paulo para o atendimento de pessoas com deficiência. Além de avaliação médica, fornecerá recursos necessários de órteses, próteses e cadeiras de rodas.



Na ocasião do lançamento, a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dra. Linamara Rizzo Battistella, afirmou que "a unidade móvel surgiu com o conceito de prestar assistência aos locais onde seria mais difícil estabelecer uma unidade fixa que pudesse dar conta do atendimento especializado e da oferta das ajudas técnicas".



Para a deputada estadual Célia Leão, que também participou do lançamento em São Paulo, a criação da Rede Lucy Montoro é uma das maiores conquistas que as pessoas com algum tipo de deficiência já obtiverem no Brasil. "Temos a convicção de que estamos no caminho certo e a Rede Lucy Montoro é um destes trabalhos que vão levar liberdade, respeito e dignidade para milhares de pessoas em todo o nosso Estado. As famílias não precisarão mais se deslocar em busca de atendimento. A unidade móvel vai chegar até onde essas pessoas estão. Só temos muito que comemorar com esta grande conquista que é de todos nós", ressaltou a deputada tucana.



A Unidade Móvel é um caminhão de 15 metros de comprimento por 2,70 m de largura, pesa 20 toneladas, levou três meses para ser montada e adaptada, e contou com o trabalho de 10 profissionais. Além de elevador hidráulico para atender pessoa em cadeira de rodas e o paciente com maca, a Unidade dispõe de banheiro totalmente adaptado às necessidades da pessoa com deficiência.



A Unidade possui um consultório médico, sala de espera e oficina ortopédica composta por salas de prova, de máquinas e de gesso. Sete profissionais da área da saúde farão o atendimento (dois médicos fisiatras, dois técnicos de órtese e prótese um fisioterapeuta, um terapeuta ocupacional e um enfermeiro).



Rede Lucy Montoro



Além da Unidade Móvel de Reabilitação, a Rede Lucy Montoro será composta por seis unidades em diversas regiões do estado. Já foram lançadas as Pedras Fundamentais das unidades de Campinas, Marília e São Paulo, e, em breve, devem ser lançadas unidades em Santos e em outras duas cidades a serem definidas.



O Governo do Estado de São Paulo investirá, nos próximos dois anos, R$ 52 milhões na construção das seis unidades. A proposta da Rede é oferecer condições à pessoa com deficiência física de ser efetivamente inserida na sociedade, a partir do desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades.



As unidades empregarão uma equipe completa de profissionais, composta de médicos fisiatras, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, enfermeiros e nutricionistas especializados em Reabilitação.



cleao@al.sp.gov.br

alesp