Homenagem ao Dia de Jerusalém


17/08/2010 19:07

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/JerusalemZed113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/JerusalemZed24.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> André Paganelli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/JerusalemAndrePaganelli.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Homenagem ao Dia de Jerusalém<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2010/JerusalemZed28.JPG' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa realizou nesta segunda-feira, 16/8, no plenário Juscelino Kubitschek, sessão solene em comemoração ao Dia de Jerusalém. O evento, de iniciativa do deputado José Bittencourt (PDT), contou com a presença de Jairo Charak Roizen, representando o presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Boris Ber, e do presidente da Associação Brasileira e vice-presidente da Associação Mundial dos Sobreviventes do Holocausto, Ben Abraham, entre outras personalidades. Durante a cerimônia houve apresentação do maestro e saxofonista André Paganeli, que executou algumas músicas relacionadas à cultura israelense.

José Bittencourt exaltou a importância de Jerusalém como a capital eterna e indivisível de Israel e seu significado para o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Ben Abraham, sobrevivente do holocausto, declarou seu amor pela pátria brasileira, mas reafirmou a necessidade de preservar na lembrança as atrocidades cometidas contra os judeus nos campos de concentração. "Precisamos prevenir e alertar para que as mesmas atrocidades que sofremos não se repitam", disse.



A cidade



Jerusalém, capital de Israel e sede de seu governo, é a maior cidade do país. Seus 634 mil habitantes (dos quais 14 mil são cristãos) constituem um mosaico de diversas comunidades nacionais, religiosas e étnicas. Jerusalém é uma cidade com sítios históricos cuidadosamente preservados e restaurados, e modernos edifícios, bairros em constante expansão, centros comerciais, parques industriais de alta tecnologia e áreas verdes bem cuidadas.

A santidade de Jerusalém é reconhecida pelas três grandes religiões monoteístas " o judaísmo, o cristianismo e o islã " mas a natureza dessa santidade difere nas três crenças.

Para o povo judeu, a própria cidade é santa. Escolhida por Deus em sua aliança com David, Jerusalém é a essência e o centro da existência e continuidade espiritual e nacional judaicas. Durante 3 mil anos, desde o tempo do rei David e da construção do Primeiro Templo por seu filho, o rei Salomão, Jerusalém tem sido o foco da prece e da devoção judaicas.

Para os cristãos, Jerusalém é uma cidade de lugares santos associados a eventos da vida e ministério de Jesus e ao início da igreja apostólica. Estes são locais de peregrinação, prece e devoção.

Na tradição muçulmana, o Monte do Templo é identificado como "o mais remoto santuário" (em árabe: masjid al-aksa), de onde o profeta Maomé, acompanhado pelo Anjo Gabriel, fez a Jornada Noturna ao Trono de Deus (Alcorão, Surata 17:1, Al-Isra).

José Bittencourt lembrou que o Dia de Jerusalém já faz parte do calendário oficial do Estado através da promulgação da Lei 13.446 de 10/3/2009, originada de projeto de lei de sua autoria.

alesp