20 anos da Constitunte Estadual de 1989 - Daniel Marins: choque de democracia


19/10/2009 16:49

Compartilhar:

Daniel Marins em 1989<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/daniel marins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Daniel Marins <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2009/daniel_ marins.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O que o senhor destacaria no processo da Constituinte?



Foi emocionante voltar à Assembleia depois de vinte anos e relembrar todos os acontecimentos que resultaram na Constituição de 1989.

A Constituinte significou um choque de democracia. Nós analisamos oito mil emendas, sendo quatro mil referentes ao anteprojeto e quatro mil ao projeto propriamente dito. Foram oito meses de trabalho. Permanecíamos na Assembleia desde as dez da manhã até a madrugada, até quatro ou cinco horas da manhã do outro dia. Vivemos um tempo intenso, de choque de democracia, depois de um período de ditadura, de exceção.

Acho que nossa Constituição paulista, entre os Estados da federação, é a mais avançada, é modelo para o Brasil. Posso pinçar o artigo 255, que fala sobre o destino da arrecadação. Neste Estado, 30% são destinados à educação, o que é um marco muito importante.



Quais os debates mais intensos?



Sendo pastor, fui intransigente, com alguns colegas, que queriam tirar a palavra Deus da Constituição. Fui radical, lutamos para que Deus estivesse presente na nossa Carta. Por ser um homem religioso, isso me marcou muito.

O objetivo era ter uma Carta enxuta, foi feito o que era possível, naquele momento. Foi um momento muito brilhante do Estado de São Paulo e considero uma honra ter sido um deputado da Constituinte.

Agradeço a Deus por ter conseguido que a sua palavra tenha permanecido na Constituição do Estado de São Paulo.



*Fonte: texto elaborado pela Divisão de Imprensa com base em entrevista concedida à TV Alesp.

alesp