Águas vanádicas de Ibirá reduzem o colesterol

Estâncias
29/01/2008 17:45

Compartilhar:

Lago Ibirá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ibira lago Ibira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vista da cidade de Ibirá<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/ibira vista da cidade Ibira.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Vista aérea do lago próximo ao Balneário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Vista aerea do lago proximo ao Balneario.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças banhando-se nelas. Hoje, é comprovado que o vanádio é um sal que diminui o teor de colesterol no sangue. Só há um outro balneário no mundo com águas vanádicas: Vichy, na França. Outras fontes de Ibirá " alcalinas, bicarbonatadas e sulfurosas " também são recomendadas para pele, estômago, rins e reumatismo.

A área turística do município se concentra no bairro Termas de Ibirá, que possui balneário, fontes de água medicinal, bosque, lagos, piscina, quiosques, rede hoteleira, restaurante, além de pequeno comércio. A sauna no balneário funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e nos fins de semana, das 9h às 17 horas.

Outra atração é a Jornada Esportiva de Ibirá, que é realizada na segunda quinzena de julho, reunindo estudantes de municípios vizinhos. Esta promoção esportiva é realizada há 39 anos. O Recanto Curumin e a Pousada da Mariana atraem turistas da região.



História

Recortada pelos afluentes do rio Cubatão " córregos das Bicas, Mococa, Pouso Alegre e Taperão ", a cidade de Ibirá tem as suas origens nas terras doadas por D. Pedro II a Antônio Bernardino Seixas e seu filhos, João e José Bernardino Seixas, que, por volta de 1878, acamparam a beira do córrego das Bicas, onde se localiza hoje o distrito de Termas de Ibirá. Teve como primeira denominação, Freguesia da Cachoeira, posteriormente Freguesia de Ibirá. Em 12 de dezembro de 1921, elevou-se a categoria de município, sendo solenemente instalado em 22 de março de 1922. Ibirá passou a ser considerado estância hidromineral em dezembro de 1942.

A denominação "Ibirá", é originária da língua tupi-guarani (IBIR) e traduz-se como "fibra" ou "imbira", retirada da casca de certas árvores, abundantes no território, que os índios utilizavam para tecer seus utensílios.

A população de Ibirá, pelo Censo 2000, é de 9.444 habitantes; a distância de São Paulo é de 416 quilômetros. A economia da cidade tem base no setor agropecuário, principalmente cana-de-açúcar, laranja, goiaba, manga, pecuária leiteira e de corte. A cidade também tem sorveterias, fábricas de móveis e artesanato.

alesp