Para Hamilton Pereira a população paulista está sendo vítima de anos de equívoco

Opinião
15/05/2006 17:35

Compartilhar:

Hamilton Pereira<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/Hamilton.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Sobre a pior onda de ataques criminosos sofrida pelo Estado de São Paulo em todo seu território, o deputado estadual Hamilton Pereira (PT) lamenta o fato de a população paulista estar sendo vítima de anos de equívoco na Administração Estadual. "E não é só um problema de Segurança Pública, mas de abandono de todas as áreas sociais", destaca Hamilton Pereira. "Hoje, o Governador reclama estar sozinho neste momento grave, mas apenas está arcando com os frutos da sua prática de não reconhecer os problemas e nem adotar experiências que não fossem de seu próprio partido", completa o parlamentar.

Hamilton Pereira destaca que em quase doze anos de atuação na Assembléia Legislativa de São Paulo, já apresentou inúmeras proposituras que, se levadas a sério pelo Executivo Estadual, poderiam ter reflexo direto nos índices de violência. "Porém, por ser um parlamentar de partido de oposição, nossos projetos nunca foram aceitos em sua plenitude; muitos vêm sendo simplesmente ignorados pelos governadores tucano-pefelistas, mesmo tendo sido construídos em conjunto com a sociedade", afirma o deputado.

O parlamentar é autor da Lei 10.312/99, de Combate à Violência nas Escolas, que foi sancionada com diversos vetos a importantes artigos e hoje vem sendo aplicada com o nome Escola da Família. "A maneira como esse Programa foi adotado é insuficiente, pois a escola não deve estar aberta à comunidade somente nos finais de semana, mas em todo o seu período", defende Hamilton. "Essa necessidade é cientificamente comprovada, é baseada numa experiência desenvolvida por Paulo Freire, mas o Governo do Estado sempre fez ouvidos moucos ao nosso apelo", completa.

Outra Lei de autoria do parlamentar implementa a utilização da mão-de-obra carcerária para produção de materiais de construção e edificação de casas populares. "Apesar de ter sido aprovada em 2001, não é aplicada em exatamente nenhuma unidade prisional do Estado", afirma Hamilton Pereira. "Mesmo sendo uma grande oportunidade de você garantir uma profissão aos detentos e, com isso, diminuir os índices de reincidência", protesta.

Em 2000, o parlamentar visitou onze distritos policiais de Sorocaba e denunciou a falta de material de escritório, computadores, combustível, a precariedade de viaturas que estavam encostadas por falta de manutenção entre outros problemas. "Na ocasião, o então Secretário de Segurança Pública (Marco Vinício Petrelluzzi) simplesmente sugeriu que o que estávamos denunciando não era verdade", afirma Hamilton Pereira. "Além disso tudo, temos propostas de melhorias salariais para as categorias da PM e dos agentes penitenciários, assim como para melhoria do controle das visitas nas unidades prisionais. Porém, nada é aceito por este Governo que tem colocado o projeto partidário acima do bem-estar da população", explica o deputado.

Para o parlamentar, a própria recusa da ajuda do Governo Federal por parte do Governador, representa a forma equivocada como o Estado vem sendo administrado. "Sinceramente, num Estado que é o mais rico da Federação, com um Governo que está aí há 12 anos, é inadmissível que ainda sejamos surpreendidos por rebeliões e ações criminosas como estas", critica Hamilton Pereira. "Esse Governo precisa investir para que os jovens possam ter educação de qualidade e deixem de ser cooptados pelo crime! Precisa deixar de gastar R$ 500 milhões por ano com a Febem, que mesmo com tanto dinheiro já teve 1,2 mil fugas em massa, além de apresentar um índice de 67% de reincidência!", indigna-se Hamilton Pereira.

Por fim, Hamilton Pereira afirma que o Governo do Estado precisa parar de agir como se São Paulo fosse uma propriedade privada de alguns Partidos. "A sociedade precisa ser ouvida e ser incluída nas políticas de Estado, ao invés de ser excluída, como vêm fazendo os governos tucano-pefelistas", conclui Hamilton.

Hamilton Pereira* é deputado estadual pelo PT

alesp