Museu de Arte - Ligia Landgraf: a natureza viva da terra brasileira através de composições cromáticas e luminosas


08/06/2009 14:31

Compartilhar:

Natureza<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/Landgrafnatureza.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ligia Landgraf<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/06-2009/Artista Landgraf.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

As pinturas de Ligia Landgraf possuem um duplo valor, seja de composição quanto do cromatismo que se traduz na visualização de tons felizes distribuídos de modo equilibrado, rítmico, musical e de invenção que se identifica na própria natureza da chamada imagem dinâmica.



Em outros termos, o significado do pensamento pictórico não deseja ser diretamente representativo e naturalista

mas sublimado e conduzido através do sonho e do encantamento no próprio âmbito do simbolismo das figuras humanas.



Na simbologia dos frutos da mãe terra, o sonho de Ligia Landgraf continua criando, ao redor da figura feminina, verdadeiros paraísos terrestres dentro de um melódico contraponto.



Sua pintura parte de uma preciosa relação visual com a realidade para atuar uma gradual transfiguração que passa de conotações emotivas e sentimentais, sobre o fio de uma intensa participação pessoal.



Na obra "Natureza", doada ao acêrvo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo, Ligia Landgraf nos apresenta uma composição aberta á natureza viva de sua terra.



A artista



Ligia Landgraf, pseudônimo artístico de Ligia Teresa Martins Landgraf, nasceu em São Paulo. Formou-se pelo IADÊ " Instituto de Arte e Decoração de São Paulo e pela Faculdade de Musica Sagrado Coração de Jesus. Dedica-se alternadamente á pintura e arquitetura de interiores.



Durante estes anos tem participado como voluntária em educação artística na Associação Suíço " Brasileira de Apoio ás Crianças com Deficiência Auditiva e Oficina de Arte Lar Escola Cairbar Schutel. Seguiu cursos e palestras sobre pintura, decoração, tingimento de tecidos embalagens artísticas e figurinos para peças teatrais.



Participou de inúmeras mostras individuais e coletivas entre elas na Galeria de Arte Bric a Brac " SP; "Conexões", Pampulha Iate Clube " Belo Horizonte (MG); AVAP Volkswagen São Paulo (2008); lX Salão Comemorativo "São Paulo 455 anos", Clube Paineiras do Morumby, SP (2009); "Arte Contemporãnea", MAM Museu de Arte Moderna, Resende RJ;);"A Arte em Forma de Mulher", Novotel SP; "Lugares e Formas", Central Plaza Shopping,

SP Centro Cultural Tao Sigulda " Jarinu SP (2009)

Associação Cristã de Moços, Clube Atlético e Esportivo Indiano, Faculdade UNISA, Santo Amaro " SP (2000); Clube Harmonia " SP (1999); Clube Brasileiro Montevidéo " Uruguai (1998).

alesp