Sessão Solene na Assembleia Legislativa antecipa abertura do Momento Itália-Brasil


08/11/2010 21:31

Compartilhar:

Marco Leone, vice-cônsul em São Paulo, Alda Marco Antonio, vice-prefeita de São Paulo, deputado José Bruno, Plinio Sarti, da UIM, José Messina, presidente do Dante Alighieri<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2010/soleneROB_7000.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Por solicitação do deputado José Bruno (DEM) e com a presença de autoridades italianas e brasileiras, foi comemorada nesta segunda-feira, 8/11, a pré-abertura do Momento Itália-Brasil, que começará em 2011 e se estenderá até 2012.

O termo "momento" foi escolhido por representar em italiano e português a mesma ideia, de um período de tempo, e foi promovido pela Embaixada da Itália no Brasil, que tem à frente o embaixador Gherardo La Francesco, com a intenção de promover a relação cultural, social e comercial entre os dois países.

A série de eventos que acontecerão em diversas regiões do país tem também o objetivo de consolidar os sentimentos comuns de simpatia e afinidade em amplos setores da população brasileira.

O deputado José Bruno fez questão de lembrar outros eventos além do ano da Itália/Brasil, como a continuação da parceria entre as cidades de Milão e São Paulo, e os cerca de 150 anos da unificação da Itália. "Como descendente de italianos e em final de mandato, queria homenagear a grande colônia de imigrantes italianos que existe em São Paulo e, ao conversar com Plínio Sarti, presidente da Unione degli Italiani nel Mondo - UIM, tivemos a ideia de dar esse pontapé inicial às comemorações que vamos ter no ano que vem, tendo como ponto de partida a Assembleia Legislativa de São Paulo", declarou Bruno.

Alda Marco Antonio, vice-prefeita de São Paulo, também fez questão de cumprimentar o deputado José Bruno e a Assembleia pela iniciativa. Ela lembrou que São Paulo tem a maior população de italianos fora da Itália e disse ter certeza que "no ano de Brasil/Itália haverá um estreitamento ainda maior nas relações entre os países".

Como parte da solenidade, o deputado José Bruno entregou placas e diplomas a personalidades, autoridades e instituições, por sua relevância, serviços prestados e contribuição ao crescimento do Brasil e do Estado de São Paulo.

alesp