Instituto do Legislativo Paulista inaugura sede


23/09/2003 20:25

Compartilhar:

Maurílio Maldonado, presidente do Instituto do Legislativo Paulista<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpD230903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado José Caldini Crespo, 2º Secretário da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpC230903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Sidney Beraldo, presidente da Assembléia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpF230903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Descerramento da placa de inauguração do prédio do Instituto do Legislativo Paulista: "O templo da palavra, como centro do saber" Clique para ver a imagem "> Deputado Emidio de Souza, 1º secretário da Assembléia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ilpB220903.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

DA REDAÇÃO

"O Instituto do Legislativo Paulista vem consolidar a qualificação dos servidores do Parlamento", asseverou o presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Sidney Beraldo, na cerimônia de inauguração da sede do ILP, na manhã desta terça-feira, 23/9.

Beraldo lembrou a importância de fazer a capacitação das políticas públicas aprovadas pela própria Assembléia. "Para cumprir esse papel, é importante que políticos e técnicos estejam capacitados, e o instituto tem papel importante nesse sentido", avaliou.

A criação do ILP surgiu de um projeto da Mesa Diretora da legislatura anterior, presidida pelo atual deputado federal Walter Feldman (PSDB), que esteve presente ao evento e falou da função primordial do ILP: capacitar não só os servidores, mas também abrir-se à participação de toda a sociedade, através de convênios, para que melhor se compreenda a função do Parlamento.

"Para nos tornarmos mais transparentes, temos que nos capacitar", ponderou Feldman, ressaltando que "o instituto será o pólo aglutinador da idéia e do conhecimento, a ágora do Parlamento paulista".

Em seu discurso, o presidente do ILP, Maurílio Maldonado, lembrou que "ao capacitar e especializar os seus servidores, de modo a garantir o assessoramento técnico necessário aos desafios enfrentados pelos parlamentares, esta Casa está também formando educadores". E acrescentou: "Ao abrir a Casa à participação da sociedade civil, a Assembléia está educando. Educando para a cidadania, educando para a democracia enquanto instrumento de resolução pacífica de conflitos, portanto, também educando para a cultura da paz".

Para o 1.º secretário, deputado Emidio de Souza (PT), o ILP vai fortalecer o Legislativo. "O instituto já vem firmando convênios com câmaras municipais, preparando e ministrando cursos. Ou seja, já vem produzindo política como São Paulo merece, tornando mais forte e transparente o Parlamento", comentou. Também o 2.º secretário, deputado José Caldini Crespo (PFL), evidenciou a importância do ILP para a Assembléia paulista. Para ele, "o instituto vai ajudar o Poder Legislativo a se tornar o foro do debate dos anseios da população".

Presente ao evento, o diretor-executivo do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), Florian Madruga, destacou que o ILP é mais um passo no sentido de fazer desta a década da educação para o Legislativo brasileiro. "O Instituto do Legislativo Paulista propiciará o fortalecimento do Poder Legislativo no Estado, garantindo a plena democracia", comentou.

Ao final do evento, o senador Romeu Tuma, 1.º secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, acompanhado do presidente Beraldo e demais deputados presentes, descerrou a placa de inauguração do prédio, na qual consta a seguinte inscrição: "O templo da palavra, como centro do saber".

Criado em dezembro de 2001, o Instituto do Legislativo Paulista funciona como centro de estudos, capacitação e políticas públicas do Poder Legislativo. O ILP é instrumento de ação dos deputados estaduais para aprofundar o controle democrático sobre a atuação do Estado. Além de suas ações para o público interno, atuando como escola de governo, com a função de elaborar programas de formação e aperfeiçoamento dos servidores, as ações do ILP se estendem ao público externo, como forma de aprofundar a democracia participativa.

A sua sede abriga uma sala de aula equipada para os cursos realizados através de convênios com universidade e instituições parceiras.

alesp