Seminário discute projeto de lei que regulamenta profissão de esteticista


18/10/2004 20:14

Compartilhar:

Ala Szerman<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/ala szerman03.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> I Seminário de Terapeutas e Técnicos em Estética, organizado pela Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia (ABEC)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/estetica3.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Deputado Vanderlei Macris participou da elaboração do projeto de lei e facilitou sua tramitação no Congresso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/estetica2.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/hist/estetica4.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se na Assembléia Legislativa, nesta segunda-feira, 18/10, o I Seminário de Terapeutas e Técnicos em Estética, organizado pela Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia (ABEC). O evento foi mesclado de palestras científicas e de discussões sobre o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, de autoria da deputada Zulaiê Cobra Ribeiro (PSDB-SP), que visa à regulamentação da profissão de terapeutas e técnicos em estética. Mais de 400 pessoas participaram do seminário, entre profissionais da área e representantes de empresas e escolas de estética.

A presidente da ABEC, Rosi Lamar, agradeceu ao deputado Vanderlei Macris (PSDB), o qual, segundo ela, é o patrono da ABEC. Além disso, o deputado participou da elaboração do projeto de lei e facilitou sua tramitação no Congresso.

Macris, na abertura do evento, afirmou que a luta pela regulamentação da profissão é muito importante porque promove um canal de comunicação organizado com o governo. "Os setores organizados da sociedade fortalecem a democracia", declarou.

A farmacêutica especializada em cosmetologia, Sheila Martins, fez palestra sobre as novas tendências dos cosméticos. Segundo dados apresentados por ela, o Brasil é o sexto maior mercado de cosméticos do mundo e este setor cresce, no país, acima das taxas do PIB. A importância que o brasileiro dá à estética se revela pelo fato de o Brasil só perder para os Estados Unidos no número de cirurgias plásticas. Outro dado importante é de que, até 2020, o Brasil será o sexto país do mundo com a maior população de terceira idade, principal consumidora dos cosméticos.

Ainda no período da manhã, Marco Adriano de Oliveira, falou sobre a importância dos oligo-elementos para o equilíbrio do organismo.

Especialistas explicam novas técnicas em seminário de cosmetologia

A cosmiatra Ala Szerman esteve presente ao 1º Seminário de terapeutas e técnicos de estética, ligados à Associação Brasileira de Estética e Cosmetologia, realizado nesta, 18/10 na Assembléia Legislativa. Ela ministrou a palestra intitulada "Massagem com pedras quentes". A massagem consiste na combinação de técnicas de massoterapia, termoterapia e geoterapia, produzindo reações fisiológicas e orgânicas que, segundo Ala Szerman, beneficiam o ser humano.

De acordo com a cosmiatra, a técnica, que pode utilizar também pedras frias, provoca melhora das funções orgânicas, perda de peso, recuperação de energia, eliminação de stress e equilíbrio do sistema nervoso. Isso aconteceria porque as pedras provocam alternadamente respostas sedativas e energéticas do corpo.

A platéia, formada por esteticistas e especialistas da área, pôde observar a aplicação da técnica com pedras quentes, que, segundo a expositora, libera a energia interna bloqueada dos pacientes, ajudando o organismo a se recompor.

Eletroterapia

O uso de estímulos elétricos para fins cosméticos e estéticos foi o assunto abordado pelo especialista em eletroterapia Constantino Karaptsias. As técnicas incluem o uso de laser, a fototerapia e a vacuoterapia.

Durante exposição detalhada, Karaptsias abordou o uso da eletricidade em tratamentos estéticos, desde conceitos básicos, como corrente galvânica e corrente farádica, até suas mais modernas aplicações, como a técnica de contração muscular por impulso transcutâneo, que estimula os grupos musculares.

Os benefícios estão na tonificação muscular e diminuição de flacidez. Para Karaptsias, para aplicar bem as técnicas é importante atualizar sempre os equipamentos e investir no aperfeiçoamento profissional.

alesp