Homenagem a Nelly Novaes Coelho comemora vida e obra da escritora


13/11/2008 21:27

Compartilhar:

Nelly Novaes Coelho<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/HOMENAGEM NELLY NOVAES COELHO mmy (60).jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O ato solene que foi realizado nesta quinta-feira, 13/11, na Assembléia Legislativa, por iniciativa do deputado Carlos Giannazi, trouxe para o auditório Teotônio Vilela professores, ilustradores e escritores, que vieram mostrar seu reconhecimento à obra de Nelly Novaes.

Como bem lembrou o coordenador da mesa, Edson Gabriel Garcia, que também é escritor de mais de 70 livros infanto-juvenis, a homenageada é artista e intelectual de muitas facetas, e "seu currículo é extenso o suficiente para entupir a impressora". Mas foi na literatura infanto-juvenil que Nelly marcou definitivamente sua presença, quando criou, em 1980, a cadeira de literatura-infantil no curso de Letras da USP, onde é professora titular.

Como bem lembrou o também escritor Pedro Bandeira, "a literatura infantil era considerada uma literatura menor, principalmente por influência dos acadêmicos, apesar de o Brasil ter Monteiro Lobato, o maior escritor de literatura infantil do mundo. Nelly mudou o status desse segmento e o curso que criou virou paradigma para cursos no mundo inteiro. Até mesmo as editoras usam a obra de Nelly para classificar as obras por idades de leitores infanto-juvenis".

A professora Nelly Novaes Coelho é autora desde a década de 1960. Atuou também como crítica literária, editora e pianista (Nelly é sobrinha da falecida pianista Guiomar Novaes). O deputado Carlos Giannazi, também educador, lembrou da influência que Nelly exerceu e continua exercendo nos escritores infanto-juvenis e, por conseqüência, em várias gerações de alunos, e falou da justeza da homenagem.

Compuseram a mesa a jornalista e editora Rosani Abou Adal, o escritora Regina Sormani, os já citados escritores Pedro Bandeira e Edson Gabriel Garcia, o deputado Carlos Giannazi e a homenageada, professora doutora Nelly Novaes Coelho.

alesp