Bragança tem muitas dificuldades estruturais no atendimento de saúde

Audiências Publicas do Orçamento 2012 - Bragança Paulista
17/10/2011 19:19

Compartilhar:

 Bragança Paulista recebe audiência pública para debater o orçamento 2012<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/Braganca1.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A vereadora de Bragança Beth Chedid pediu recursos para a construção da avenida Perimetral<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/BragancaBethChedid.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Chedid defende os interesses da cidade e da região na Assembleia Legislativa e foi o autor do requerimento para realização da audiência em Bragança<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/BragancaEdmirChedid.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edimir Chedid, Ana Perugini, Regis Lemos e Beto Trícoli<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/10-2011/Braganca.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Garantir construção de um hospital regional pode ser solução

A audiência pública da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) para debater com moradores de Bragança Paulista e região sugestões de investimentos do Orçamento 2012 foi realizada nesta sexta-feira, 14/10, na Câmara da cidade. Presidida pela deputada Ana Perugini (PT), a reunião contou ainda com os deputados Edmir Chedid (DEM) e Beto Trícoli (PV) e o vereador Régis Lemos, 2º vice-presidente da Câmara de Bragança. Os populares se revezaram na apresentação de pedidos relativos a temas diversos, como prevenção a drogas, obras etc, tendo a maioria requisitado mais atenção à saúde, com propostas como a implantação de um hospital regional. Também foi pedida garantia de que os casos mais graves continuem sendo encaminhados ao Hospital de Clínicas da Unicamp, já que, segundo novo mapeamento do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DR-7), os casos de maior complexidade de Bragança Paulista seriam encaminhados a Jundiaí, cuja rede hospitalar não conta com a mesma estrutura.

Segundo Ana Perugini, a audiência permite maior proximidade entre a população e os deputados que irão indicar no projeto onde os recursos orçamentários devem ser aplicados. Trícoli é de Atibaia e, portanto, representa a região no Legislativo paulista. Ele destacou o importante trabalho que a CFOP vem desenvolvendo e disse esperar que a população apresente demandas que enriqueçam a peça orçamentária. Suas palavras foram reforçadas pelo vereador Régis.

Chedid defende os interesses da cidade e da região na Assembleia Legislativa e foi o autor do requerimento para realização da audiência em Bragança. O deputado lembrou a experiência como relator da LDO e do Orçamento na primeira edição das audiências públicas, em 2005. Quanto às dificuldades atuais por que passa a região, Chedid destacou que o governo federal destinou recursos para Bragança, que acabaram não sendo utilizados e foram devolvidos para a União. "Isso é má administração", afirmou, destacando que, apesar de os municípios terem muitas carências, nenhum prefeito se interessou em vir à audiência para apresentar demandas.



Dificuldades gerais



As demandas apresentadas referem-se a segmentos variados. A vereadora de Bragança Beth Chedid pediu recursos para a construção da avenida Perimetral, creches para a cidade, equipamentos públicos para realização de exames direcionados às mulheres e continuidade do programa Pró-Vicinais na região.

O provedor da Santa Casa de Bragança, Emir Acedo, defendeu verbas para o hospital, lembrando que a unidade atende todos os municípios da região, num total de 400 mil pessoas. Saúde também foi o tema de Marcos Aguiar, diretor de Saúde em Atibaia. Ele enfatizou a necessidade de um hospital regional em Bragança Paulista. A sugestão foi reforçada por Gislene Bueno.

João Francisco Cacossi, do Conselho da Cidade, pediu providências contra a devastação que as drogas têm causado na região, sobretudo, na população rural. Gerson Silveira, do grupo Corrente do Bem, quer incentivos para a campanha de castração de animais, pois acredita que o controle evita o alto número de animais abandonados nas ruas. Também no setor social, Maria Magalhães pediu mais suporte para os abrigos, sobretudo para os idosos.

Sidnei Guedes solicitou a construção de um centro de convenções. Assunção Santos lembrou que a cidade tem mais de 200 mil moradores em loteamentos clandestinos e sofre com a falta de mediadores judiciais. Ela quer que o Estado intensifique o programa de atendimento para solução de conflitos judiciais.

O vereador Miguel Lopes reivindicou duplicação da estrada Aldo Belini e incremento ao turismo, entre outras áreas, ressaltando que essas solicitações já haviam sido feitas em 2005. Mas, sua maior preocupação é a cidade de Bragança deixar de contar com a retaguarda do Hospital de Clínicas da Unicamp, que acolhe os casos de alta com´plexidade. Para ele, o encaminhamento desses pacientes à estrutura hospitalar de Jundiaí causaria o caos total na saúde pública da região.

Da Associação dos Catadores de Papel, Emilio Damaceno quer conscientização e leis mais claras sobre educação ambiental, para que a população aprenda a fazer coleta seletiva.



Municípios vizinhos



De Joanópolis, o vereador Daniel Costa disse que sua cidade tem carências em todos os setores. Ele pediu pavimentação do acesso a São Francisco Xavier " distrito de São José dos Campos " até Extrema (MG), justificando que Joanópolis não pode ter indústrias, por ser área de proteção ambiental, e que a população precisa se locomover a outras cidades para trabalhar.

O vereador Vanderlei, de Atibaia, finalizou os pronunciamentos reforçando a questão do hospital regional e pleiteando providências para o problema das enchentes que seguidamente assolam os municípios da região.

Edmir Chedid, Ana Perugini, Régis Lemos e Beto Trícoli

alesp