Parlamentar pede compensação financeira para municípios paulistas
O deputado João Caramez (PSDB) foi um dos palestrantes do painel temático sobre meio ambiente, realizado no último sábado, 4/8, no II Congresso Estadual do PSDB paulista, realizado de 3 a 5 deste mês, na Praia Grande. Caramez falou sobre a compensação financeira aos municípios que sofrem restrição por força de instituição de espaços territoriais especialmente protegidos pelo Estado, em cumprimento ao disposto no artigo 200 da Constituição Federal.
Enquadram-se nesta categoria 189 municípios paulistas que possuem áreas de proteção ambientais ou de mananciais, reservas ecológicas ou biológicas e parques estaduais. "Estes municípios sofrem com a restrição ao desenvolvimento por conta dessas áreas ambientais e precisam ser compensados financeiramente tanto para manter essas áreas como para promover a qualidade de vida de seus moradores", explicou o deputado.
No ano passado, Caramez coordenou um fórum de debates que discutiu a lei e os mecanismos de sua efetiva aplicação pelo Estado. Esses debates tiveram a participação de representantes dos municípios diretamente envolvidos, que representam quase 1/3 do Estado, além de ambientalistas e advogados.
O parlamentar afirmou que "o objetivo agora é conseguir o aval do Governo para que estas cidades consigam receber essa compensação".
O II Congresso foi promovido pelo diretório estadual do PSDB e, segundo Antonio Rubens Costa de Lara, presidente da mesa de discussão da Comissão de Meio Ambiente, "as teses e propostas partidárias colhidas pelos militantes e pela liderança serão discutidas no congresso nacional e farão parte do novo programa de ação política do PSDB".
jcaramez@al.sp.gov.br
Notícias mais lidas
- Alesp aprova novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.874
- Eleições 2026: confira lista dos 94 deputados estaduais eleitos para a 21ª Legislatura da Alesp
- Mães atípicas: mulheres que se refizeram na individualidade dos filhos
- PL elege 27 deputados e mantém maior bancada da Alesp; PT segue como segunda
- Carreta da Mamografia na Alesp terá atendimento gratuito e aberto ao público; veja datas e horários
- Aprovados na Alesp, novo Salário Mínimo Paulista e abono a servidores são sancionados
- Confira quem são os parlamentares reeleitos e os que chegam à Alesp pela primeira vez
- São Paulo reúne um dos maiores patrimônios de fósseis pré-históricos do país
- Diretora-Geral do Senado lança livro em São Paulo sobre liderança feminina na gestão pública
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Pesquisa de Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Questões de Ordem
Regimento Interno
Consolidação de Leis
Sobre o Processo Legislativo
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Normas e Proposições