Má qualidade do diesel será tema de seminário na Assembléia Legislativa


29/11/2007 12:15

Compartilhar:

Seminário Qualidade do Diesel Combustível e seus Efeitos Sobre o Meio Ambiente Urbano<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/03-2008/DAVI ZAIA CARTAZ DIESEL.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Qualidade do Diesel Combustível e seus Efeitos Sobre o Meio Ambiente Urbano. Esse é o tema do seminário que será promovido na próxima segunda-feira, 3/12, às 14 h, no Plenário D.Pedro I da Assembléia Legislativa.

O deputado Davi Zaia (PPS) coordena o evento que irá discutir a qualidade do diesel comercializado no país. O principal componente da fumaça preta que sai do escapamento de caminhões, ônibus e demais veículos que utilizam o combustível é o enxofre, substância de teor cancerígeno que coloca em risco a vida das pessoas, causando mortes e doenças graves. O diesel comercializado no Brasil apresenta quantidade de enxofre muito acima do recomendável. De acordo com estudos do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, as partículas emitidas pelo diesel estão associadas à redução da expectativa de vida e a morte prematura de 10 mil pessoas ao ano, em seis capitais do país.

A iniciativa do evento é do próprio deputado com a participação do deputado federal Arnaldo Jardim (PPS). Estarão presentes, entre outros convidados, o secretário estadual do Meio Ambiente, Xico Graziano, a vereadora Soninha (PPS), o empresário Oded Grajew, o professor Luiz Alberto Amador Pereira, do Laboratório de Poluição Atmosférica da USP, a professora e engenheira química Merivone Nunho Souza, coordenadora de estágio da Escola de Engenharia de Lorena (USP), e o professor e engenheiro químico, Gilberto Cortez, também da Escola de Engenharia de Lorena (USP).

dzaia@al.sp.gov.br

alesp