Sessão solene homenageia o Grupo Esperança


16/11/2009 19:36

Compartilhar:

Jeová Fragoso<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLGRESPERANCAhomenagem_jeova fragoso48ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Coral da Associação Eclética dos Aposentados e Pensionistas da Praia Grande<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLGRESPERANCAcoral37ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Grupo Esperança é homenageado na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLGRESPERANCAGERALROB_4139.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Evaldo Stanislau, Jeová Fragoso, Maria Lúcia Prandi, Umbelina de Oliveira, Angela Spina<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLGRESPERANCAMESAROB_4109.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Lúcia Prandi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2009/SOLGRESPERANCAprandi414ROB.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) presidiu nesta segunda-feira, 16/11, uma sessão solene para homenagear os dez anos de atividade do Grupo Esperança, organização não-governamental de combate a hepatite C na Baixada Santista. Também compuseram a mesa o presidente do Grupo Esperança, Jeová Fragoso; Umbelina Oliveira, coordenadora do Projeto de Hepatites Virais da Secretaria da Saúde; Ângela Spina, da Área de Biologia Molecular do Instituto Adolfo Lutz; e Evaldo Stanislau Affonso Araújo, representante do Hospital das Clínicas.

A hepatite C é uma doença silenciosa, com sintomas que podem ser facilmente confundidos com outras patologias, o que torna seu tratamento mais difícil, pois quando ela se manifesta, já está em estado bem avançado. O combate à doença teve várias fases no decorrer destes dez anos e, apesar de ela ser considerada a epidemia do século, ainda há muito a ser feito em termos de políticas públicas que amparem os seus portadores. A Baixada Santista apresenta um índice de dez novos casos da doença por semana.

O Grupo Esperança funciona em uma sala do Sindipetro, em Santos, e seu trabalho só é possível graças aos 32 voluntários que atuam em hospitais e domicílios, viabilizando assistência psicológica e técnica aos pacientes e seus familiares.

O Hospital Guilherme Álvaro, único hospital público da região, atende a toda Baixada Santista e ao Vale do Ribeira. Através de parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, atualmente o Guilherme Álvaro já faz o teste de biologia molecular, o que pode diminuir o tempo de detecção da doença, pois, há dez anos, Santos não tinha como fazer um exame que identificasse rapidamente a doença e esta conquista se deveu ao trabalho solidário, organizado e persistente da sociedade civil, como ficou destacado em um vídeo institucional apresentado durante o evento.

A deputada Prandi relembrou a história do seu contato com o "grupo obstinado que buscou respostas e saídas na busca de soluções" e alertou para os perigos que o não enfrentamento da doença pode gerar. A deputada lamentou que as conquistas da Baixada Santista neste combate não são uma regra e que é preciso avançar em políticas públicas para enfrentar o problema, o que deve ser feito com "persistência em um mundo de desistência".

Jeová Fragoso, presidente do Grupo Esperança, viu o evento como um "momento de resgate de memória do aprendizado". Quanto ao combate à doença, ele espera que todos entendam que "é preciso ter a pactuação de todas as esferas e segmentos".

Ao longo do evento foram feitas algumas homenagens através de entrega de placas. A deputada também foi homenageada, recebendo de José Carlos Pereira de Souza uma placa como "voluntária emérita". A comemoração foi sublinhada pela apresentação do Coral da Associação Eclética dos Aposentados e Pensionistas da Praia Grande, com 44 vocalistas, regido por Ivan Menezes.

alesp