Capão Bonito reduz mortalidade infantil


14/05/2010 17:16

Compartilhar:

Prefeito de Capão Bonito Júlio Glavão Dias e a deputada Maria Lúcia Amary<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/05-2010/AMARYCAPAO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Maria Lúcia Amary (PSDB) ingressou com requerimento propondo um voto de congratulações com a população de Capão Bonito pela redução da taxa de mortalidade infantil naquele município.

Dados obtidos pela Secretaria Municipal da Saúde a partir de indicadores de saúde do município apontam para um índice de mortalidade infantil de 7,56 por mil nascimentos 2009.

Para uma cidade que já chegou a registrar no fim da década de 90 mais de 30 mortes por mil nascidos vivos, o número é considerado um divisor de águas no sistema. Estes dados demonstram que com a reestruturação do sistema público de saúde, a partir de 2009, o atendimento se tornou mais eficaz e derrubou o índice de mortalidade.

As equipes de saúde foram ampliadas na zona rural, melhorando o atendimento e o acompanhamento pré-natal em bairros populosos. Outro fator que contribuiu para a redução da taxa de mortalidade foi a sala de imunização (vacinação). Paralelamente, foram ampliadas as vagas para consultas em postos de saúde.

"Sem dúvida a redução no índice de mortalidade infantil é fruto da competência administrativa e de gestão que o secretário da saúde, em conjunto com o prefeito Júlio Galvão, vem realizando na cidade de Capão Bonito. O excelente resultado conseguido pela cidade merece ser destacado e parabenizado", declarou a deputada.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp